Anuncio

AVSI inicia projeto de Segurança Alimentar no Semiárido

AVSI inicia projeto de Segurança Alimentar no Semiárido

Nos dias 15 e 16 de janeiro, a equipe do projeto Segurança Alimentar no Semiárido se reuniu com representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) das cidades de Caetés, Calçado, Garanhuns, Lajedo e Jupi, em Pernambuco.

No encontro, foram debatidos os pontos principais do projeto e como será realizada a visita técnica que acontecerá no período de 19 a 23 de janeiro.  Na ocasião, representantes do projeto irão selecionar as famílias para o programa de bioágua através de alguns critérios, como: existência de energia elétrica, quintal produtivo e água encanada, além de moradores em situação de vulnerabilidade socioeconômica maior.

Júlio Neves, coordenador do CMDRS de Garanhuns (PE), explica que as famílias pré-selecionadas de fato são carentes. “As famílias ficarão felizes em receber o bioágua porque a intenção é que eles voltem a produzir seus alimentos para sua sustentabilidade. Por conta da seca, o agricultor deixou de produzir como antes e agora ele terá essa condição. Para eles, vai ser uma festa, um presente do céu”, afirmou.

Através da instalação de 130 sistemas de bioágua, o projeto Segurança Alimentar no Semiárido irá reaproveitar a água para irrigar hortas, pomares e farmácias vivas. O programa também visa promover uma reeducação alimentar das famílias, incentivando a segurança alimentar e nutricional por meio da realização de oficinas sobre educação alimentar em escolas municipais.  A iniciativa executada pela AVSI Brasil é financiada pela IE Garanhuns, BNDES e ISA CTEEP.