Anuncio

Semente de Ciência lança nova fase celebrando parcerias

Mais de 200 jovens compareceram em cerimônia de abertura que contou com presenças de autoridades

Se “a educação é o motor do desenvolvimento”, como ressaltou Fabrizio Pellicelli, diretor presidente da AVSI Brasil na última segunda (16), este motor adquiriu uma nova potência para continuar funcionando sem interrupções.

O Ginásio de Esportes do Centro de Educação e Profissionalização (CEDEP), no bairro de São João do Cabrito, em Salvador (BA), recebeu um grande público para selar o início das atividades da nova fase do projeto Semente de Ciência, bem como coroar os alunos que já concluíram sua trajetória nos programas Semente de Ciência e Educar Para Construir.

Com a presença de autoridades como o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, sr. Geraldo Reis, a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, o coordenador de Políticas para a Juventude, Jabes Soares, e o pároco de São João do Cabrito, Padre Emílio Bellani, a cerimônia reuniu cerca de 200 alunos matriculados nos cursos de Pedreiro, Eletricista e Help Desk (suporte a informática).

Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, este novo ciclo do Semente de Ciência, iniciado oficialmente na cerimônia, mantém a parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seguirá até setembro de 2017.

Nos últimos quatro anos (2011-2015), as ações do projeto beneficiaram mais de 20 mil pessoas, direta e indiretamente, apresentando um perceptível impacto de qualidade no comportamento e na vida dos jovens e de seus familiares, ponto lembrado pelas autoridades durante o evento.

Cerimônia de abertura destaca a esperança

Sob apresentação de Danillo Holzmann, gerente do projeto, e de Beatriz Andrade, técnica de aprendizagem, a cerimônia foi iniciada com um vídeo de apresentação da primeira fase do projeto (2011-2015), abrindo alas em seguida para o Hino da Independência da Bahia.

O primeiro a ter a palavra na mesa diretiva, Pe. Emílio Bellini, pároco de São João do Cabrito, disse estar comovido com a presença de todos no ginásio. “Imagino todos os sonhos, todos os desejos bons que estão dentro de suas cabeças aqui hoje e quero desejar a cada um de vocês que possam alcançar os sonhos que estão em vossos corações”, desejou. A superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, edificou e fez palanque para as políticas públicas em prol da juventude, chamando ao palco alguns dos integrantes da coordenação para explicar brevemente o funcionamento da entidade.

Enfatizando nas palavras esperança e parceria, Fabrizio Pellicelli agradeceu e se mostrou satisfeito com os frutos da parceria entre a AVSI Brasil, Governo do Estado da Bahia e a Igreja Católica, que rendeu, em primeiro momento, a certificação de cerca de 92 ex-alunos sonhadores e esperançosos por dias cada vez melhores.

Reiterando a fala de Fabrizio, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, sr. Geraldo Reis, foi além e acrescentou a determinaçãocomo elo de desenvolvimento. “Independente da motivação que trouxe-os a chegar até aqui, só chegamos até esta etapa porque vocês tomaram esta decisão”, declarou o secretário. “O mundo que nos cerca hoje é cheio de atalhos, para o bem e para o mal, e vocês não escolheram o caminho errado. Ao contrário, vocês fizeram uma escolha consciente ao se matricular em quaisquer dos cursos, por mais que as pessoas tivessem dúvidas disso. Eu acredito na autodeterminação e vocês comprovam isso. Tenho certeza que para além da aprendizagem adquirida a partir dos professores, tenho certeza que a presença de um líder como Pe. Emílio, que nos cede esta casa, é essencial para essa escolha de caminhos de nossos jovens”, finalizou.

Encerrando as falas da mesa, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, disse ter recordado uma passagem bíblica ao entrar no ginásio lotado de jovens cidadãos que plantaram dentro de cada um a vontade, a esperança e o sonho de serem um ser frutífero para si mesmo e para o próximo neste mundo. Em seguida, alguns alunos foram chamados ao palco para, das mãos dos convidados, receberam seus certificados.

Alunos certificados e visita ao COF fecham solenidade

Enquanto os 92 ex-alunos recebiam seus respectivos certificados de conclusão de curso no ginásio do CEDEP, os participantes da mesa diretiva dirigiram-se ao Centro de Difusão de Ciência, também localizado na comunidade de São João do Cabrito.

Lá, eles conheceram o espaço, conversaram sobre a comunidade e fizeram uma visita guiada pela monitora Laires Góes aos espaços que ensinam, ludicamente, a ciência para as crianças, adolescentes, jovens e adultos que constantemente visitam o Centro. Animados, os visitantes participaram das atividades e se divertiam enquanto aprendiam um pouco mais sobre as ciências naturais.

“Tudo depende da ciência. Para sobreviver, precisamos da natureza, então eu acredito que o centro seja importante para sensibilizar os visitantes informando e relembrando a responsabilidade que o homem tem em relação as interferências realizadas na natureza. Eu tento despertar questões como: o que eu posso fazer como ser humano? Como economizar energia, economizar água, respeitar não só a vida do colega, mas também a de um animal?“, declara a monitora do Centro de Difusão de Ciência.