Anuncio

Sexta edição do Empoderando Refugiadas conta com participação da AVSI Brasil para interiorização e acolhimento de venezuelanas

Depois que concluem o curso de capacitação em Boa Vista, migrantes e refugiadas podem conquistar uma vaga de emprego, moradia temporária e acompanhamento social na interiorização para outra cidade

A sexta edição do programa Empoderando Refugiadas – iniciativa conjunta da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres foi lançada nesta terça-feira, 25, em um webinar que contou com a participação de organizações parceiras, empresas contratantes e venezuelanas interiorizadas nas edições anteriores.

A iniciativa fomenta o acesso de mulheres em situação de refúgio ao mercado de trabalho brasileiro por meio de capacitação, sensibilização do setor privado e interiorização.

Nesta edição, o Empoderando Refugiadas pretende formar quatro turmas de 20 pessoas em Boa Vista (RR), com a oferta de 80 vagas de formação a mulheres refugiadas. Se contratadas pela iniciativa privada, o projeto poderá realizar a interiorização de até 250 pessoas. Para esses casos, o programa conta com o apoio da AVSI Brasil que, a exemplo da edição anterior, irá garantir moradia temporária e o acompanhamento social para todas as mulheres contratadas e suas famílias por um período de três meses nas cidades anfitriãs, onde surgirem as oportunidades de emprego. As ações são previstas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado pela AVSI Brasil e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), dos EUA.

Oportunidade garante autonomia e crescimento

A venezuelana Dashly Del Carmen, 21, foi uma das venezuelanas beneficiadas na quinta edição do Empoderando Refugiadas e, após concluir o curso ministrado pelo Senac RR, em Boa Vista, foi contratada pelo Shopping Iguatemi de São Paulo, onde atua como assessora de atendimento. ”O curso oferecido pelo Empoderando Refugiadas me ajudou a conquistar requisitos profissionais e abriu uma porta de esperança, além de proporcionar minha autoconfiança. Tive uma experiência maravilhosa, sinto que as pessoas aqui no trabalho querem me ajudar. A empresa também nos incentiva para o crescimento pessoal e profissional. Eu estou apaixonada por esse emprego e agradeço todos os dias por todo o acolhimento que recebi. Agora o meu objetivo é continuar estudando para poder crescer e assumir novas responsabilidades”, revelou a venezuelana, que participou do evento como convidada. 

Com apoio do projeto Acolhidos por meio do trabalho, 100 venezuelanos receberam assistência com moradia temporária e acompanhamento social em 2020 e 2021 pelo programa Empoderando Refugiadas, dos quais 25 foram mulheres contratadas por empresas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Empresas interessadas em se engajar à causa e contratar refugiadas formadas pelo projeto podem entrar em contato pela plataforma empresascomrefugiados.com.br ou pelo email: empoderandorefugiadas@pactoglobal.org.br. As empresas que optarem por patrocinar esta edição, estarão apoiando a realização do Fórum Empresas com Refugiados – iniciativa que será lançada no dia 23 de junho pelo Acnur e Rede Brasil do Pacto Global – bem como a plataforma Refugiados Empreendedores.