Anuncio

Banco Mundial e ProRural visitam Projeto

Representantes do BIRD, do ProRural (PE) e do Projeto São José (CE) conheceram os quintais produtivos das famílias beneficiadas pelo Projeto de Segurança Alimentar desenvolvido pela AVSI e descobriram como o bioágua está ajudando na segurança alimentar da região

Os agricultores integrantes do projeto* Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco receberam junto à AVSI Brasil, nesta quinta-feira (23), representantes do Banco Mundial, do ProRural, programa do Governo de Pernambuco ligado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e do Projeto São José (CE). A visita foi realizada nos municípios de Jupi e Lajedo, e, na ocasião, os visitantes conheceram a iniciativa que utiliza o sistema de bioágua como ferramenta para melhorar a segurança alimentar das famílias agricultoras.

Para o gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão do ProRural, Alexandre Ramos, o projeto de reaproveitamento da água é interessante porque compreende outros componentes como a promoção da atividade produtiva familiar e a educação alimentar baseada na preservação da cultura de cada região. “A nossa intenção é que a aplicação do projeto pelo ProRural se dê a partir de unidades experimentais nas nove Regiões de Desenvolvimento do Estado inseridas no Semiárido”, explica.

A notícia foi recebida com alegria uma vez que há uma esperança de que outros agricultores familiares possam reutilizar a água cinza e irrigar seus quintais produtivos. Para Fernanda Wanderley, Gerente de Projetos da AVSI Brasil, o que se espera é dar prosseguimento ao trabalho já iniciado. “Queremos atuar em duas vertentes: na consolidação da atividade produtiva agrícola familiar como alternativa de subsistência econômica, com o incentivo às organizações sociais para a comercialização de seus excedentes, e na abertura de novas iniciativas de reutilização das águas cinzas através dos sistemas de bioágua familiar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, mediante a promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar”, afirmou Wanderley. 

O fortalecimento de uma iniciativa como essa beneficiará agricultores como Juraci Firmino dos Santos, do Assentamento Pereiro I, no município de Lajedo. Antes do Projeto, existia na sua residência um espaço subutilizado e que hoje compreende um quintal produtivo sortido de verduras, hortaliças e ervas medicinais. “Meu quintal produtivo tem rúcula, coentro, pimentão, beterraba, feijão e milho”, explica Juraci, que deseja vender o excedente da sua produção na feira.

Projeto de Segurança Alimentar 

O projeto, realizado pela AVSI Brasil e financiado pela IE Garanhuns, Chesf, Isa Cteep e BNDES, visa melhorar a segurança alimentar por meio da instalação de sistemas de bioágua, tecnologia social desenvolvida pelo Projeto D. Hélder Câmara. Além da instalação do sistema, o Projeto prevê a assessoria técnica em agroecologia e oficinas educativas sobre educação alimentar em escolas e junto às famílias agricultoras de cinco municípios pernambucanos: Caetés, Garanhuns, Calçado, Lajedo e Jupi.