Destinado a refugiados e migrantes venezuelanos em Brasília (DF), o centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS) promove o apoio para integração socioeconômica de famílias vindas da venezuelana para o Brasil. Com ações implementadas a partir do projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho, da Associação Voluntários para o Serviço Internacional – Brasil (AVSI Brasil) e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o centro de acolhida abre processo seletivo para trabalho voluntário junto à comunidade em promoção aos direitos humanos.
As atividades de voluntariado na CBS buscam promover o acolhimento comunitário, a inserção no mercado de trabalho local e fortalecer a integração socioeconômica, sendo divididas em seis eixos de atuação, voltadas para o: 1) Desenvolvimento infantil e recreativo; 2) Projetos de ensino em língua portuguesa; 3) Promoção de bem-estar e valorização pessoal; 4) Triagem e coleta de doações; 5) Auxílio para regularização migratória no Brasil; 6) e apoio informativo sobre mobilidade (transporte e deslocamento).
Para a analista de mobilização comunitária e voluntariado, Thais Valim, responsável pela gestão de atividades na CBS, o trabalho voluntário no contexto humanitário é significativo porque significa disponibilizar tempo, energia e cuidado a serviço de quem mais precisa.

“Muitas vezes, essa presença é o que garante que pessoas em situação de vulnerabilidade recebam atenção, apoio e oportunidades que não chegariam de outra forma. É também um caminho de desenvolvimento mútuo: para quem doa seu tempo, há um aprendizado intenso sobre empatia, escuta e cooperação; para quem recebe, há a chance de fortalecer sua autonomia, ampliar redes de apoio e se engajar na vida comunitária”, comenta Thais.
A prestação do serviço voluntário tem carga mínima de 4h (quatro horas) semanais, a ser definida com a equipe do projeto Acolhidos, com direito a uma certificação de participação (de caráter avaliativo). O local de atuação do trabalhador humanitário será na própria Casa Bom Samaritano, localizada no Lago Sul, em caráter não remunerado, não havendo o custeio para deslocamento (ida e volta) dos trabalhadores até o espaço.

COMO PARTICIPAR?
As pessoas interessadas devem realizar o cadastro do formulário de inscrição, disponível neste link, para participar do processo seletivo. As inscrições seguem até o dia 22/08/2025.
A inscrição não garante a participação do programa de voluntariado, sendo esta apenas uma das etapas de pré-seleção. As pessoas selecionadas serão contatadas pelos meios informados no formulário e, logo, deverão passar por um treinamento obrigatório antes do início das atividades no centro de acolhida.
SAIBA MAIS SOBRE A CASA BOM SAMARITANO
O centro de acolhida Casa Bom Samaritano é um espaço de transição que acolhe grupos de famílias venezuelanas por até três meses. O espaço promove oficinas de formação, atenção integral às crianças, capacitação para o trabalho, acompanhamento em casos de atenção à saúde junto a rede de acolhida, visando a integração socioeconômica na região.
Criado em fevereiro de 2021, o centro faz parte do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho e é fruto da parceria entre AVSI Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que cedeu o espaço em comodato.