Anuncio

Casa Bom Samaritano e IMDH abrem processo seletivo para novos voluntários em Brasília (DF)

Você está convidado a fazer a diferença na vida de migrantes e refugiados venezuelanos na cidade de Brasília. A Casa Bom Samaritano e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) estão abrindo as portas para novos voluntários comprometidos com a causa migratória, e que gostariam de desenvolver as suas habilidades junto à população em situação de vulnerabilidade. A seleção é aberta ao público com idade acima de 18 anos e que residam no Distrito Federal.

As pessoas selecionadas estarão inseridas no projeto Acolhidos por meio do trabalho, uma iniciativa fruto da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos. O objetivo do projeto é garantir os direitos dos migrantes e refugiados venezuelanos que vivem no Brasil, em apoio a Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida no Estado de Roraima.

Critérios para ser voluntário
Para se tornar um voluntário, não é necessário ter experiência na área migratória, mas sim, uma vontade de contribuir com a população em situação de vulnerabilidade, através de trocas e ensinamentos que se tornarão inesquecíveis!

É necessário ter disponibilidade, pontualidade, compromisso, responsabilidade e empatia. A ética e a discrição são imprescindíveis, sobretudo, ao lidar com público em situação de vulnerabilidade.
As atividades são todas presenciais, tanto no IMDH, quanto na Casa Bom Samaritano. A grade de horários é flexível e pode ser negociada, com turno mínimo de oito horas semanais, ou seja, ao menos dois períodos por semana.

O voluntário atuará ou no IMDH ou na Casa Bom Samaritano, não podendo atuar simultaneamente nos dois lugares.

Saiba quais são as áreas de atuação das vagas disponíveis

Certificação
As pessoas selecionadas que realizarem o voluntariado com adesão, disciplina, compromisso, responsabilidade e pontualidade, receberão o Certificado de Voluntário, o que pode ser muito positivo para estudantes universitários que ainda não têm experiência de trabalho formal. Em processos seletivos, o trabalho voluntário é um diferencial muito importante para grandes empresas e outras instituições.

Como participar?
Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 02 de janeiro de 2024 (até 23h59min – Horário de Brasília).

Atenção: O preenchimento do formulário não garante a vaga para compor a equipe de voluntários. Após o término das inscrições, haverá uma pré-seleção curricular e entrevistas pontuais. A última etapa também prevê um treinamento obrigatório, presencial, antecedendo o início das atividades. Todas as etapas serão comunicadas por meio eletrônico (e-mail) diretamente aos inscritos.

Profissionais de áreas não citadas acima, ou pessoas sem formação em ensino superior, podem se candidatar ao processo de voluntariado, visto que as demandas são diversas e podem ser aproveitados em diversas atividades.

A Casa Bom Samaritano
O Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, localizado no Lago Sul, abriga famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Brasília, por um período de 3 meses, em razão de contratação pelo setor privado local. A Casa Bom Samaritano funciona em um espaço da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), voltado a ações e serviços na área social, cedido gratuitamente para a instalação e funcionamento do Centro de Acolhida para migrantes e refugiados/as venezuelanos/as, a serem acolhidos/as por meio do trabalho, sob a gestão e administração em parceria com a AVSI-Brasil e o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas.

O IMDH
O IMDH, localizado no Varjão, dedica-se ao atendimento jurídico e socioassistencial, à acolhida humanitária e à integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Possui cinco eixos de atuação: 1. Acolhida e apoio socioassistencial; 2. Proteção e documentação; 3. Acesso à educação e cultura; 4. Integração comunitária e econômica; 5. Incidência.

Lembre-se: O voluntariado exige compromisso! Contamos com vocês!

Dúvidas:
Beatriz Melo – Oficial de Mobilização Comunitária e Voluntariado
(61) 99235-7079