Anuncio

Curso de design de sobrancelhas certifica mais de 70 pessoas em Salvador

Durante cerimônia de certificação, beneficiárias destacaram que a formação também promoveu autoconhecimento e aceitação pessoal

“Esse curso foi muito bom para mim. Eu pensei que eu ia chegar, sentar e aprender a fazer sobrancelha, mas eu aprendi a ser pessoa, aprendi a me respeitar e a respeitar os outros ao meu redor”. Com essa frase, a jovem Sulamita Santos, de 16 anos, descreveu sua experiência como beneficiária do curso de design de sobrancelhas. A iniciativa faz parte do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho e prevê, entre outras ações, a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Junto com Sulamita mais 72 pessoas receberam o certificado de designers de sobrancelhas, na última semana. O curso e a certificação foram realizados no Centro de Orientação Familiar (COF), localizado no subúrbio ferroviário de Salvador, comunidade que enfrenta desafios para inserção e qualificação profissional.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, alguns alunos deram seus depoimentos sobre a experiência com as aulas. Representando a turma 2, a jovem Stefany Luiza, de 18 anos, emocionou a todos ao contar que através daquela oportunidade e das aulas de formação humana e cidadã, ela conseguiu aceitar o seu jeito de ser: “aqui eu tive a oportunidade de falar sobre a verdadeira Stefany. Pude me expressar, que era uma coisa que eu não fazia e tive o apoio dos professores para isso. Hoje eu me expresso bem, consigo ser uma pessoa diferente do que eu era, hoje eu não sou mais uma pessoa fechada”, destacou a aluna.

Ao todo, os beneficiários participaram de 30h de formação, divididas em quatro módulos: formação humana e cidadã, formação em saúde, formação em design de sobrancelha e formação em empreendedorismo.

Para Adriana Silva, 44 anos, que já atua como cabelereira, a formação agregou ainda mais na profissão. “Eu estou na área há muito tempo e com o módulo de empreendedorismo percebi o quão desorganizada eu sou com o salão. Às vezes esquecemos que somos seres humanos e que atrás da sobrancelha tem alguém que pode estar passando por um problema, precisando de um sorriso, precisando descobrir que aquele olhar é bonito e nós somos os responsáveis por isso”.

Para obedecer aos critérios de distanciamento social e higienização durante as aulas, o curso não dispôs de práticas em modelos e o compartilhamento de materiais. O espaço também foi organizado com distanciamento adequado para comportar até 20 alunos por turma e o uso de máscara é obrigatório. Além disso, a cerimônia de certificação aconteceu em dois turnos diferentes para evitar aglomeração de público.

Sobre o projeto

Idealizado pela AVSI Brasil para fortalecer as ações da força-tarefa humanitária da Operação Acolhida, o projeto Acolhidos por meio do trabalho também atua com brasileiros em situação de vulnerabilidade. No Nordeste, desenvolve iniciativas específicas em Salvador, onde implementa cursos de capacitação profissional para pessoas a partir de 15 anos e também prospecta vagas de emprego para quem conclui os cursos.

O projeto tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.