Anuncio

Centro Educativo para refugiados e migrantes venezuelanos será inaugurado em Boa Vista

Espaço multiuso foi cedido pela Operação Acolhida e passa por reforma para oferecer atividades educativas e capacitações oferecidas pela AVSI Brasil e sócios da Força-Tarefa, voltadas a pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas, de forma a facilitar sua integração no país

A partir de 23 de novembro, parte do antigo ginásio desportivo, da rua General Sampaio, passará a servir como espaço multiuso da Força-Tarefa Logística Humanitária, de integrantes da Operação Acolhida e AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil), com o intuito de atender refugiados e migrantes venezuelanos que estão nos abrigos de Boa Vista. Trata-se de um novo espaço educativo e formativo, que irá oferecer atividades educacionais voltadas à população venezuelana, de forma a facilitar sua integração no Brasil.

O espaço, anexo ao que será a nova sede do Centro de Coordenação de Interiorização (CCI) da Operação Acolhida, possui área construída de 418,45 m² e contará com oito salas, além de depósito de material de limpeza; almoxarifado e quatro banheiros.

A iniciativa para a criação do espaço foi proposta pela AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho, com recursos financiados pelo PRM/EUA. “Nossa intenção foi unir esforços para fortalecer a estratégia da Operação Acolhida, que além de ofertar serviços de regularização documental e operacionalizar interiorizações para a população migrante venezuelana em Boa Vista, também realiza atividades de capacitação para esse público. O projeto Acolhidos por meio do trabalho, que já atua com a implementação de cursos de português e técnicos em Boa Vista, está disponibilizando seus recursos e expertise para consolidar ainda mais essa frente, de forma a acelerar a promoção da integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil”, explica Thais Braga, gerente do projeto na AVSI Brasil.

Atualmente, registra-se uma população de aproximadamente seis mil venezuelanos abrigados nas estruturas da Operação Acolhida, entre abrigos não-indígenas e indígenas, em Boa Vista. De acordo com pesquisa elaborada pela Polis Pesquisa, as famílias venezuelanas abrigadas na cidade passam cerca de cinco meses, em média, nos centros de acolhida e apenas 16% das pessoas entrevistadas possui formação técnica superior, ou seja, qualquer formação além do ensino médio. Já 59% tem baixo, ou muito baixo conhecimento da língua portuguesa.

Para Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil, “o centro educativo e formativo oferece uma oportunidade para fortalecer, no período de permanência nos abrigos em Boa Vista, as capacidades individuais de jovens e adultos refugiados e migrantes venezuelanos, participantes da Operação Acolhida. Além disso, o centro irá prepará-los de forma adequada em direção a sua autonomia econômica e social nas novas comunidades de acolhida no território brasileiro, completando assim um percurso de acolhimento, proteção, promoção e integração local”.

Para o Coordenador Operacional e Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, General de Divisão Sérgio Schwingel, este espaço será importante aos beneficiários venezuelanos em virtude das capacitações oferecidas. “Dessa forma nossos irmãos venezuelanos terão mais facilidade em garantir trabalho por meio de Vaga de Emprego Sinalizada, pois, a capacitação garante a eles uma profissão. Entendo que o trabalho da Força-Tarefa Logística Humanitária com os demais parceiros da Operação Acolhida, dentre eles a AVSI, possibilitam melhores condições para integrar os beneficiários em nossa sociedade, em uma ação sinérgica e de resultados”, pontuou o general.

A INAUGURAÇÃO

A inauguração do espaço está prevista para o dia 23 de novembro, às 16h30, com presença de autoridades civis e militares e do sistema ONU. O evento também está inserido no calendário comemorativo dos 50 anos da Fundação AVSI.

A Fundação AVSI é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos de origem italiana que está envolvida com projetos de cooperação para o desenvolvimento e tem atuação em mais de 30 países. A AVSI Brasil é uma organização brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que nasceu da experiência de profissionais vinculados à Fundação AVSI e que faz parte da rede de sócios fundadores da Fundação.

Desde junho de 2018, a AVSI Brasil atua na gestão de centros de acolhida e assistência à população venezuelana em Roraima. Atualmente, a organização é responsável pela gestão de cinco abrigos, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Em 2019, passou a implementar o projeto Acolhidos por meio do trabalho, que visa facilitar a integração socioeconômica de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, além de atender uma parcela da população brasileira em situação de vulnerabilidade. Além da AVSI Brasil, integram a iniciativa, Fundação AVSI, AVSI-USA e IMDH, além da parceria do ACNUR, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global e do governo federal.

A Operação foi iniciada em março de 2018 e sua governança é realizada por intermédio do Comitê Federal de Assistência Emergencial (CFAE), instituído por lei em junho de 2018. Esse Comitê é integrado por 13 Ministérios, incluindo o Ministério da Defesa, e é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. A Força-Tarefa Logística Humanitária atua no Estado de Roraima e Amazonas no ordenamento da fronteira, no abrigamento e na interiorização com o objetivo de trazer a dignidade e a esperança aos venezuelanos vulneráveis, além de facilitar seu processo de integração em todo território nacional. Nesse contexto, o papel da Operação Acolhida na resposta humanitária para venezuelanos foi reconhecido pela ONU como exemplar e muito efetivo. É uma resposta humanitária tida como modelo.