Anuncio

Chefe global do ACNUR participa de coletiva de imprensa no abrigo Rondon 4

Raouf Mazou respondeu questões sobre o processo migratório e destacou o belo trabalho realizado no Brasil ao acolher refugiados e migrantes venezuelanos

Raouf Mazou, chefe global de operações da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) esteve em Roraima, no início deste mês, conhecendo os abrigos da Operação Acolhida. Durante sua passagem, foi realizada uma coletiva de imprensa no abrigo Rondon 4, gerenciado pela AVSI Brasil.

Com o objetivo principal de responder às questões da imprensa local em relação ao processo migratório e o trabalho realizado pelo ACNUR, Operação Acolhida e organizações parceiras, a coletiva reuniu cerca de 10 jornalistas do estado de Roraima, mais um voluntário da rádio La Voz de los Refugiados, que representou a comunidade de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela.

“Como voluntário da rádio comunitária Voz dos Refugiados, entrevistar o Chefe Global do ACNUR foi uma experiência única. Tive a oportunidade de expressar, em nome de todos os venezuelanos, quais são nossas preocupações a respeito da xenofobia. Esta oportunidade me encheu de orgulho por saber que estou contribuindo com um grão de areia para melhorar a vinda de meus compatriotas venezuelanos para o Brasil”, contou Elvin Guerra, voluntário da rádio.

Durante a coletiva, também foi divulgado o trabalho das agências da ONU e parceiras frente à crise humanitária da Venezuela. A AVSI Brasil atua em parceria com o ACNUR e a Operação Acolhida na emergência humanitária desde 2018.

“Reconhecer o status das pessoas que fazem a solicitação de refúgio é uma obrigação internacional dos países. E é exatamente isso que o Brasil tem feito”, destacou Mazou durante o encontro.

Visita à radio

Durante a passagem ao Brasil, Raouf Mazou conheceu a estrutura da Rádio La Voz de Los Refugiados, localizada no abrigo Rondon 3, junto com o representante do ACNUR no Brasil, José Egas.

Na ocasião, Mazou também concedeu uma entrevista exclusiva para o programa onde falou sobre as ações do ACNUR voltadas para a proteção e integração dessas pessoas em situação de deslocamento forçado ao redor do mundo. Durante a gravação, o chefe global de operações ressaltou o quão importante foi a participação de um voluntário do projeto, e membro da comunidade, em meio à imprensa. Além disso, também afirmou que essa foi a primeira vez que algo do tipo acontece em uma coletiva com jornalistas.