Anuncio

Ciranda Viva Recôncavo realiza primeira certificação

O projeto capacitou jovens e adultos em eletricista industrial e fortaleceu organizações

Através do projeto tive oportunidade de conhecer um mundo mais aberto. Fui descobrindo que sou capaz, que todos nós somos capazes. Eu era muito tímida, mas com os colegas eu me abri e me senti em casa, à vontade. Espero que essa mudança que aconteceu comigo aconteça com muitos”. O depoimento emocionado de Itamires Santos representa bem o significado da certificação para os formandos das duas iniciativas que deram início ao projeto Ciranda Viva Recôncavo.

A certificação do Curso de Eletricista Industrial e da Capacitação para Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ocorreu no dia 16 e contou com ex-alunos, representantes da PetroRecôncavo, da AVSI Brasil e de associações locais.

Para o presidente da PetroRecôncavo, Marcelo Magalhães, o evento foi positivo. “Eu não esperava tanta gente e um impacto tão grande na vida das pessoas como elas relataram aqui. O evento superou minhas expectativas. É um ótimo começo. Espero que a partir daí os alunos tenham condições de exercer uma profissão e de articular melhor a ação nas comunidades onde elas moram”.

De modo semelhante, o diretor administrativo da AVSI Brasil, Cesare Simioni, parabenizou os participantes e ressaltou a importância do projeto para a organização. “Esta é a primeira vez que trabalhamos com projeto de responsabilidade social aqui na Bahia. Agradeço à comunidade, que nos acolheu muito bem e nos deu a possibilidade de desenvolver essas iniciativas”.

Depoimentos

Os participantes do curso e da capacitação foram convidados a falar um pouco da experiência que fizeram. Os depoimentos expressam o orgulho e a satisfação por participar do projeto.

Foi um curso muito importante porque, através dele, nos sentimos fortes e capazes de fazer coisas que achávamos que não eram possíveis. Hoje temos competência e segurança para fazer as coisas, para correr atrás, sabendo o caminho certo a seguir”, relata Verônica Ferreira.

Cristiane Silva se lembrou dos familiares que cuidaram dos filhos para que ela e muitas outras alunas concluíssem a capacitação e agradeceu a sensibilidade dos parceiros que criaram o projeto. “Desejo que muitos outros possam ser agraciados, ser profissionalizados, para que possam caminhar com as próprias pernas e ir buscar o peixe. Vocês nos ensinaram a pescar”.

André Melo, consultor da PetroRecôncavo e um dos idealizadores do Ciranda Viva Recôncavo, relatou a alegria que sentiu por participar da certificação. “Fiquei muito feliz com as histórias que escutei aqui hoje. Isso prova como a gente está realmente mudando a vida das pessoas. Esse projeto ainda vai encorajar muitas pessoas a buscar melhorias para suas vidas. O objetivo é esse: juntos a gente vai descobrir potenciais e se transformar”.

Além da entrega dos certificados, o final do evento foi marcado pela apresentação musical de Jaine Lima, Liliane Coutinho e Rosane Peão. As alunas haviam cantado a música sobre superação e vitória na Mostra Cultural de Talentos, promovida pelo projeto Ciranda Viva Recôncavo, e foram incentivadas a se apresentar para o público da certificação.