Anuncio

Colaboradores da AVSI Brasil participam de Formação Interna em Salvador

O encontro favorece o diálogo e o compartilhamento de experiências entre equipes de projetos sociais em diferentes temas de atuação

Gerentes de projetos, coordenadores, diretores e sócios-fundadores da AVSI Brasil participaram da Formação Interna durante quatro dias na última semana. O momento formativo para o grupo de colaboradores, além de favorecer o conhecimento de competências metodologias e a sistematização de lições aprendidas por meio dos projetos sociais, é uma oportunidade para aprofundar o debate sobre a missão organizacional.

O evento foi realizado de maneira presencial para um grupo de cerca de 50 pessoas, em Salvador (BA). A programação teve como ponto central o tema “O ideal, as competências e o repertório dos projetos em resposta às necessidades humanas contemporâneas”, promovendo o diálogo sobre as temáticas de atuação da AVSI Brasil.

Blocos temáticos

Toda a Formação Interna foi organizada a partir de blocos temáticos de discussão, com a exposição do tema por um ou mais palestrantes (todos colaboradores), seguido de espaço para debate com o público presente.

Sobre a expertise da AVSI Brasil, os gerentes apresentaram projetos sobre os temas: educação, cultura, esporte, tecnologias sociais de acesso a água (cisterna, bioágua e aqualuz), segurança alimentar, justiça e prevenção da violência, cidades inclusivas e resilientes, energia e ambiente, trabalho e crescimento econômico, emergências climáticas e sanitárias.

Entre os temas gerais de interesse da organização, foram debatidos o contexto atual, novas crises globais, impactos futuros para a organização, diretrizes estratégicas plurianuais,

recursos humanos, comunicação institucional e a atuação da AVSI Brasil na América Latina, por meio do acordo com a Fundação AVSI.

O vice-presidente da organização, Jacopo Sabatiello, mediou alguns blocos temáticos e ressaltou que “por trás dos números há o esforço de quem se dedica para que o trabalho seja realizado e o esforço daqueles que participam dos projetos”.

Nosso patrimônio

O conhecimento adquirido a partir da realização de projetos sociais, os desafios enfrentados e, sobretudo, as lições aprendidas ocuparam lugar central nas apresentações e debates. Ao compartilhar a expertise em diferentes temas de atuação e projetos, os gestores e coordenadores contribuíram para consolidar um patrimônio para toda a organização.

Além disso, o momento formativo foi enriquecido por depoimentos de pessoas beneficiadas pelos projetos sociais, que participaram de maneira presencial ou online.

“A palavra que me define é gratidão. Eu fui beneficiária de um projeto na AVSI e hoje sigo me desenvolvendo como estagiária. Meu maior objetivo é ser fonte de esperança. Sonhos são possíveis. Agradeço imensamente a cada um de vocês que, com a suas vidas, estão contribuindo para o desenvolvimento de outras pessoas”, pontuou Sabrina Santos.

A jovem representa uma das mais de 460 mil pessoas que tiveram a vida transformada por projetos sociais planejados e implementados pela AVSI Brasil e parceiros ao longo de um ano. Suas palavras renovam a motivação ideal – a contribuição ao desenvolvimento humano –, além de reforçar a satisfação pelo dever cumprido, alcançado no encontro diário com aqueles que são a razão de existir da organização.

Palavras-chave e perspectivas

Durante a formação, algumas palavras foram bastante evidentes nas apresentações dos gerentes, coordenadores e diretores, bem como nos momentos de debate com os colegas e de diálogo com beneficiários.

De forma sintética, as palavras-chave suscitadas na Formação Interna representam a identidade da organização – sua missão e seu método de atuação – e indicam também a imagem que o público tem sobre o trabalho da AVSI Brasil. Algumas delas são: presença, acolhimento, dignidade, respeito, família, casa, confiança, experiência, companhia, oportunidade, segurança, pertencimento e esperança.

O diretor-presidente, Fabrizio Pellicelli, convidou todos a refletir sobre o gosto pelo trabalho, o sentido com o qual realizam as atividades e a necessidade que cada um carrega (tanto o colaborador quanto as pessoas com as quais se relacionam por meio dos projetos).

“Nestes dias percebemos que todos os projetos são coerentes com nossa missão. A originalidade da AVSI Brasil está na afeição pela pessoa. O projeto não é o fim, mas o meio para chegar às pessoas que mais necessitam”, afirmou Pellicelli. Por fim, destacou que “nos parceiros, encontramos aliados com a mesma motivação ideal. Trabalhamos para o bem comum e apostamos que toda pessoa pode se interessar por trabalhar para essa finalidade”.

A consultora externa Patrícia Durigão, ao final do encontro, fez uma síntese dos principais temas abordados e levantou possíveis discussões e desdobramentos que podem ser aprofundados pela organização em momentos futuros.