Anuncio

Crianças constroem instrumentos com materiais reutilizáveis em oficina de educação ambiental em Morro do Chapéu

Oficina realizada em escola no interior da Bahia aborda descarte de resíduos, promove criatividade entre crianças e integra ações do programa socioambiental do Complexo Eólico Aroeira

Por: Beatriz de Paula

A oficina “Minha Música é feita de Resíduos Sólidos” reuniu 21 estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Bartolomeu Longuinho, em Umburaninhas, comunidade rural de Morro do Chapéu–BA. A atividade integrou ações de educação ambiental promovidas pela AVSI Brasil através do projeto Complexo Eólico Aroeira, financiada pela Enel Green Power, e teve como foco a conscientização sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos sólidos.

Voltada a crianças de até 12 anos, a oficina foi dividida em três momentos: apresentação teórica, construção de instrumentos com materiais reutilizáveis e uma avaliação lúdica com lanche coletivo. Os alunos, vindos das comunidades de Umburaninhas, Brejões da Gruta, Olhos D’Água e Vermelhos, participaram ativamente das etapas.

A ação foi realizada como parte do programa de educação ambiental e saúde desenvolvido na fase de operação e manutenção do Complexo Eólico Aroeira. A escolha do tema teve como base os problemas de descarte irregular de resíduos identificados na região. Durante a atividade, os estudantes receberam uma cartilha com orientações sobre gestão de resíduos, caça-palavras e instruções para construção de instrumentos musicais com garrafas PET.

Segundo Ravi Rocha, consultor socioambiental e facilitador da oficina, a iniciativa teve o objetivo de ampliar o acesso das crianças à cultura e à reflexão sobre sustentabilidade. “A Oficina foi uma possibilidade de contribuir um pouco com a realidade de crianças que precisam de estímulos mais voltados à cultura e ao lazer, além de serem críticos a que comunidade querem crescer. O resultado foram jovens entusiasmados com o fato de poder produzir música com pouco recurso, inclusive com alguns já levando materiais para produzir em casa.”

A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco nos ODS 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima). A atividade também fez parte das celebrações pelo Dia Internacional da Reciclagem, e Dia Mundial do Meio Ambiente