Por Denny Rodrigues
A Aldeia Mata Verde Bonita, localizada no Município de Maricá–RJ, foi o cenário de uma importante ação. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a Enel Distribuição Rio, buscou atender às demandas das comunidades indígenas tradicionais da região.
A área de Sustentabilidade da Enel coordenou o trabalho, integrando diversas áreas estratégicas da empresa para garantir o acesso seguro e regular à energia elétrica às famílias indígenas. Durante a visita, foi realizado o mapeamento da área, etapa essencial para o desenvolvimento do cronograma de obras de extensão da linha de média tensão, que viabilizará a implantação da rede elétrica na aldeia.
“A ação integrada com as áreas de sustentabilidade, promoveu cidadania com um olhar sensível às necessidades: — Regularização do fornecimento de energia, com cadastramento das famílias e avaliação técnica da rede elétrica.”
Robson Santiago, Articulador Social da Enel Brasil.

Além do fornecimento de energia elétrica regularizada, o projeto prevê o cadastramento das famílias indígenas na Tarifa Social de Energia Elétrica — programa do Governo Federal, feito
por meio do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), assegurando condições especiais de acesso à tarifa de energia.
Outras atividades incluíram a doação de lâmpadas LED de alta eficiência energética, atendimento comercial (com consultas de débitos, parcelamentos e emissão de vias de fatura) e entrega de brindes aos participantes do evento.
O objetivo é criar condições para que essas famílias tenham acesso à energia de forma segura, além de contribuir para a redução das perdas comerciais e a promoção de hábitos de consumo mais conscientes.
A iniciativa reforça o compromisso da AVSI Brasil e Enel Brasil, com a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas, respeitando suas especificidades e promovendo o desenvolvimento sustentável.