Anuncio

Estudantes pernambucanos concluem oficinas de fotografia e audiovisual

Mais de 50 alunos receberam o certificado de participação através do projeto Vozes Daqui

As oficinas de audiovisual e fotografia, realizadas pelo projeto Vozes Daqui em escolas do município de Goiana (PE), foram concluídas na última semana. Com o encerramento, 60 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II receberam os certificados de participação.

Marcando o fim das atividades, foi realizado um encontro online com os participantes no qual foi relembrado o percurso dos jovens com os projetos, além de ouvir o feedback deles sobre as experiências vividas. Rakelly Andrade, de 12 anos, uma das beneficiárias do projeto, destacou a felicidade com tudo que foi aprendido: “eu me senti muito feliz. Adorei participar do projeto Vozes Daqui! As professoras que são muito legais, e eu aprendi bastante coisa sobre como fotografar e usar lentes”.

Segundo a oficineira e fotógrafa Clarissa Dutra, muitos estudantes estavam sem incentivo para estudar e com baixa autoestima por conta do isolamento social. A realização das oficinas em formato híbrido (presencial e online) possibilitou a reaproximação entre alunos, professores e comunidade. “A educação e a interação entre os alunos, comunidade e escola faz a diferença quando é acompanhada com atenção. Valoriza o potencial de cada um. Vê-los reconhecerem seus próprios aprendizados e vibrarem com os resultados foi e é muito importante para mim, pois sei que fez a diferença para eles”, completa Dutra.

As oficinas do componente educomunicação foram realizadas com o objetivo de fortalecer a história e a cultura do município de Goiana, além de promover a integração escolar com a comunidade. Ao longo dos encontros, os jovens tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de como utilizar equipamentos, planejamento e produção de fotos e curtas-metragens, e construção de roteiros e entrevistas.

Para a gerente do projeto Tatiana Belo, o objetivo principal foi alcançado com sucesso. “Identificamos que apesar de Goiana ter tantos ativos culturais importantes, os jovens não conheciam bem a região onde viviam e nasceram. A ideia era que eles pudessem compreender mais sobre a história e cultura da sua região, além de valorizar, difundir e criar referências. Creio que plantamos uma semente”.

O material produzido será transformado em quatro curtas-metragens e uma mostra fotográfica, que apresentará a história de patrimônios culturais e materiais, pontos turísticos e artistas locais da cidade. A exposição do trabalho dos jovens acontecerá de forma online através de uma plataforma que será lançada no mês de agosto.

Sobre o projeto

O projeto Vozes Daqui busca contribuir com o desenvolvimento local inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. A iniciativa é fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis/Jeep, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.