Anuncio

Exposição ACOLHIDOS, sobre o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil, é prorrogada em Brasília

Galeria produzida exclusivamente no vão principal do CCBB permanece aberta ao público até 14 de novembro, com entrada livre

A exposição ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, em cartaz CCBB Brasília desde 30 de setembro, foi prorrogada e ficará aberta até 14 de novembro para o público. Mais de 10 mil visitas já foram registradas na mostra, realizada pela AVSI Brasil, com fotografias de Antonello Veneri, para destacar as ações desenvolvidas com refugiados e migrantes venezuelanos que foram acolhidos em Roraima e interiorizados para outras cidades do Brasil, a partir de oportunidades previstas no projeto Acolhidos por meio do trabalho.

Para ilustrar o trajeto percorrido por essas famílias, desde que chegaram ao Brasil, até a conquista de sua autonomia, Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela e visitou os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima, e percorreu diversas cidades que receberam grupos de venezuelanos, após contratações de trabalho intermediadas pela AVSI Brasil e parceiros do projeto, junto à iniciativa privada.

Na exposição, o visitante pode contemplar cerca de 120 fotografias e retratos, ler depoimentos de pessoas entrevistadas, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil. A exposição conta ainda com uma sala educativa, onde são realizadas atividades para jovens e crianças e apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo, sobre os bastidores desta experiência, além de depoimentos de colaboradores da AVSI Brasil, acerca do trabalho humanitário realizado nos centros de acolhida.

Espaço educativo conta com fotografia de uma carpa, em tamanho real – como são chamadas as unidades habitacionais nos abrigos da Operação Acolhida, em Roraima

Para Thais Braga, gerente do projeto na AVSI Brasil, a extensão do período expositivo reforça a importância de promover uma reflexão mais aprofundada sobre um tema tão atual, que é o deslocamento forçado no mundo. “Conseguir levar a questão da emergência humanitária venezuelana em um espaço como o CCBB é uma oportunidade ímpar de visibilizar essa questão junto à sociedade em geral. A sensibilidade das pessoas faz a diferença em cada dia da vida dessas pessoas que deixam tudo para trás em busca de reconstrução, e esperamos que os visitantes se orgulhem de como nós, brasileiros, somos acolhedores”, analisa Thais.

A exposição ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil tem entrada gratuita, e fica aberta de terça a domingo, das 9h às 21h e não é necessário fazer reservas. A classificação etária é livre. O espaço prevê todos os protocolos de segurança e controle preventivos à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório. Durante a visitação, respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas, siga o trajeto indicado, não consuma alimentos e bebidas na galeria. É recomendado não tirar a máscara para fotos e descartar luvas, máscaras e objetos de uso pessoal somente em lixeiras apropriadas. A organização do evento disponibiliza álcool em gel 70% em vários espaços.

SERVIÇO

Exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – vão central da Torre 4, térreo)

Período: 30 de setembro a 14 de novembro de 2021

Horário: 9h às 21h – de terça à domingo

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre