Anuncio

Exposição sobre refugiados venezuelanos terá visita guiada com o fotógrafo Antonello Veneri, neste final de semana

A mostra ACOLHIDOS retrata o percurso de migrantes que estavam abrigados em Roraima e conquistaram a autonomia financeira, a partir de oportunidades de trabalho no Brasil

Neste final de semana, a exposição fotográfica Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil contará com uma programação exclusiva de abertura, com a presença do fotógrafo Antonello Veneri (autor do acervo) para realizar visitas guiadas. A mostra estará em exibição no edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo, na avenida Paulista), a partir desta sexta-feira (27). Um coquetel de abertura foi realizado para convidados e imprensa credenciada na noite anterior.

Na ocasião, Veneri irá falar sobre os bastidores do trajeto que percorreu junto a famílias venezuelanas depois que atravessaram a fronteira com o Brasil, no estado de Roraima, passando por Brasília, no Distrito Federal, e em Santa Catarina, no Sul do país, localidades que receberam grupos de venezuelanos para reconstruírem suas histórias a partir de oportunidades de emprego. A viagem foi realizada em 2021 e ilustra o projeto social Acolhidos por meio do trabalho, que vem sendo implementado pela AVSI Brasil e parceiros da Operação Acolhida.

A visita guiada será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, com grupos formados por ordem de chegada, no período da manhã, das 10h às 12h, e à tarde, das 15h às 17h. A duração do tour é de 30 minutos e não é preciso retirar ingressos antecipados. Todos os protocolos preventivos contra a Covid-19 estão previstos. O uso de máscara é opcional e os grupos serão organizados com limite de participantes para prever distanciamento adequado e seguro para todos.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, conta com mais de 120 registros, entre fotografias, retratos e recursos audiovisuais. Durante o tour, o visitante pode ler depoimentos de pessoas entrevistadas pela curadora Benedetta Fontana e assistir vídeos dos bastidores das sessões fotográficas realizadas por Veneri, além de entrevistas com colaboradores da AVSI Brasil, sobre o trabalho humanitário que desenvolvem nos centros de acolhida, em Roraima. A mostra conta ainda com um espaço educativo, onde são realizadas atividades para jovens e crianças, com o objetivo de promover uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil.

O nome da exposição é baseado no projeto Acolhidos por meio do trabalho, iniciativa da Fundação AVSI e implementada pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA. Para a edição de São Paulo, a mostra conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida; e pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério da Cidadania.   

A iniciativa tem o apoio institucional do Consulado da Itália no Brasil, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, e da Casa Civil da Presidência da República, que coordena as ações da força-tarefa Operação Acolhida.

Em São Paulo, a exposição integra o calendário cultural do CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil), parceira na realização da mostra. O evento é gratuito e a classificação etária é livre.

Seminários abertos ao público

Paralelamente ao período expositivo, e antecipando as comemorações do Dia Mundial do Refugiado (20/6) a AVSI Brasil, ACNUR e Fundação Bernard van Leer, irão promover dois encontros com a presença de especialistas e organizações que atuam com a temática do refúgio e migração. As atividades serão realizadas no auditório/teatro da Torre Matarazzo e são abertas ao público, mediante inscrições prévias. O primeiro seminário será realizado no dia 30 de maio e irá debater a emergência humanitária venezuelana e as ações desenvolvidas no âmbito da Operação Acolhida. O segundo seminário será realizado no dia 15 de junho e irá abordar o processo de integração local de famílias com crianças refugiadas e migrantes venezuelanas, considerando a importância de instrumentos de sensibilização para as administrações locais, na garantia do acesso a serviços de assistência, saúde e educação. Clique aqui para ver a programação e os palestrantes. Todos os eventos são gratuitos.

O FOTÓGRAFO

Fotógrafo e jornalista, nascido em 1973 na Itália, Antonello Veneri mora no Brasil desde 2009.  Colabora com a agência internacional de notícias AFP (Agence France Press) e com o coletivo EverydayBrasil.  Suas fotos estão em jornais e revistas internacionais, livros, exposições, museus e galerias. Realizou 13 exposições individuais: Galleria Civica/MART (Itália), Brown University e Virginia Tech (EUA), Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, entre outros, e exposições coletivas. Em 2015 iniciou a colaboração com a AVSI Brasil, documentando projetos como as APACs, cuja exposição “Do amor ninguém foge” circulou em várias cidades do mundo.

SERVIÇO:


EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ACOLHIDOS: O PERCURSO DA VENEZUELA À INTEGRAÇÃO NO BRASIL

Local: Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo) Av. Paulista, 1230, Bela Vista

Data: de 27 de maio a 26 de junho

Horário: seg a sex (8h às 20h) sáb dom e feriados (10h às 18h)

Entrada: Gratuita Classificação etária: Livre

VISITAS GUIADAS EXCLUSIVAS COM O FOTÓGRAFO ANTONELLO VENERI:

Data: 27, 28 e 29 de maio (sexta, sábado e domingo)

Horário: 10h às 12h e 15h às 17h. Gratuito.

OBS: A organização dos grupos será por ordem de chegada e não é preciso retirar ingressos antecipados

As visitas guiadas também serão realizadas durante todo o período expositivo, por monitores do projeto, até o final da exposição. Grupos acima de 10 pessoas, devem agendar previamente pelo e-mail acolhidos@avsi.org.br.