Anuncio

Feira das Profissões aproxima adolescentes do mundo do trabalho na zona rural de Catu

Iniciativa do programa Ciranda Viva marcou a conclusão do eixo Formação para o Mundo do Trabalho e promoveu diálogo direto entre jovens e profissionais do mercado

O encerramento do eixo Formação para o Mundo do Trabalho foi marcado pela realização da Feira das Profissões, uma iniciativa do programa Ciranda Viva que reuniu adolescentes da comunidade de Pedras, na zona rural de Catu (BA), e profissionais de diferentes áreas. A atividade criou um espaço de escuta, troca e orientação sobre escolhas profissionais, reforçando a importância da preparação consciente para o futuro e do protagonismo juvenil no processo de construção de trajetórias de vida.

A Formação para o Mundo do Trabalho é uma das abordagens educativas do programa Ciranda Viva e tem como objetivo apoiar adolescentes beneficiários na compreensão do universo profissional e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a inserção no mercado de trabalho. O projeto promove encontros mensais, utiliza dinâmicas em grupo, estimula o autoconhecimento e o diálogo como ferramentas de transformação e fortalecimento da autonomia juvenil.

A feira aconteceu no turno da tarde e contou com a presença de profissionais da PetroReconcavo e parceiros: Lorena Mota (Gente e Gestão), Natasha Correia (Psicologia do Trabalho), Daiana Melo (Recursos Humanos), Tainan Rocha (Tesouraria), Gledielson Costa (educador físico da AVSI) e Aline Brito (gerente do programa Ciranda Viva).
Durante a atividade, eles compartilharam suas histórias e trajetórias profissionais, dialogando de forma próxima com os adolescentes. A conversa reforçou que errar, mudar de ideia e enfrentar desafios fazem parte do processo de crescimento, desde que haja discernimento e equilíbrio para lidar com as adversidades.

Ao final do encontro, foi aberto um momento para perguntas, no qual os adolescentes puderam tirar dúvidas diretamente com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Para Lívia, beneficiária do projeto, a experiência foi transformadora: “Antes de começar o curso com Paola, eu não tinha noção do que era o mundo do trabalho, mas hoje consigo me ver como uma pessoa totalmente diferente. Vivi a experiência da minha primeira entrevista e foi muito desafiador, porque estava muito nervosa, mas na segunda vez consegui me sair muito melhor, porque no curso aprendi a lidar com meus pontos fracos e a destacar meus pontos fortes. A feira foi incrível, aprendi muitas coisas com as meninas que vieram aqui hoje”, relata.

O Ciranda Educativa, um dos eixos do programa Ciranda Viva, promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, fortalecendo vínculos familiares e comunitários a partir do encontro, do diálogo e das parcerias. O programa é realizado com o investimento social da PetroReconcavo e conta com o apoio do CMDCA e da Prefeitura de Catu.