Anuncio

Gestores escolares participam de capacitação com nutricionistas

Equipe do projeto realiza primeira reunião de sensibilização com os educadores de Garanhuns (PE)

No Dia Mundial da Saúde (07), a equipe de nutricionistas do projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco  promoveu a primeira reunião de sensibilização com os educadores de Garanhuns. Realizado no auditório da Secretaria de Educação do município, o momento foi de discussão sobre segurança alimentar e sobre a campanha “De Bem com o Meu Prato”, realizada em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) e a AVSI Brasil.

Durante a roda de conversa, os participantes receberam orientações sobre os perigos da má nutrição, os tipos de acompanhamento nutricional infantil, quais os vilões da nutrição e conheceram a campanha “De Bem com o Meu Prato”. A conversa foi animada e simples, como uma conversa entre amigos. A aproximação possibilitou conhecer os professores e suas experiências profissionais, como a educadora Ivoneide de Lima Barros que já trabalhou como técnica agrícola e tenta inserir a valorização da produção e consumo de alimentos saudáveis nas suas aulas.

Para Adolfo Mendonça, o conhecimento sobre os hábitos locais é um ponto importante do Projeto. “Pernambuco e o Nordeste em geral tem uma potencialidade muito forte, sua culinária é muito marcada, tem raiz e queremos usar isso no projeto”, afirmou o nutricionista do CREN.

O caminho é longo e árduo, mas precisa ser feito. “Existe um projeto de lei que proíbe a comercialização de alimentos próximo às escolas”, lembra Valquíria Medeiros, nutricionista da AVSI Brasil. Segundo Cynara Galvão, coordenadora das escolas rurais do município de Garanhuns, a orientação da Secretaria de Educação é que escola não é local de comércio, mas mesmo assim os professores relataram que é forte a presença de lanches industrializados. “Muitas vezes, são os próprios pais que levam para os seus filhos na hora do recreio”, comentam os professores.

A equipe reforçou que muitas vezes esses equívocos dos pais são cometidos por falta de conhecimento sobre os problemas que a má alimentação gera. “Quando a gente tem conhecimento traz a responsabilidade. O que você fará com esse conhecimento da capacitação?” provocou Adolfo Mendonça.

Com esse novo conhecimento, Cynara Galvão pretende levar a temática da Segurança Alimentar para a Secretaria de Educação do Município. “A educação alimentar é um dos pontos que devemos levar para a Secretaria para que ela se posicione e diga qual é sua orientação para as escolas. A escola deve conscientizar e orientar e esse novo conhecimento deve perpassar todo o grupo e deve ser levado para todas as escolas”, pontuou Galvão.