Anuncio

Jovens e crianças do Esporte Educa participam de aula inaugural

O projeto Esporte Educa preocupa-se tanto em desenvolver as habilidades físicas dos beneficiários quanto os aspectos psicológicos e sociais

A aula inaugural do projeto Esporte Educa aconteceu nos dias 14 e 16, no Centro Social Urbano de Valéria e no Conjunto Jardim Valéria I, em Salvador. As crianças e jovens inscritos puderam conhecer melhor o projeto e os professores de iniciação esportiva e formação humana.

O Esporte Educa é uma iniciativa de responsabilidade social da Gerdau, presente em grande parte do bairro de Valéria, e desenvolvido pela AVSI. “Uma das missões da Gerdau é, além de desenvolver a empresa, contribuir para o desenvolvimento ao seu redor, na parte social e de cidadania”, afirma Jamile Santos, representante da instituição.

O projeto esportivo dá oportunidade para 60 jovens e crianças de 9 a 17 anos. Serão oferecidas aulas de futebol, handball e vôlei, além das aulas de Formação Humana, modalidade necessária para o desenvolvimento humano dos alunos.

A expectativa é grande para Fábio Moreira, 8, que entrou nas aulas de futebol para ser campeão. Mário Batista, 67, pai de um dos meninos que também fará parte da turma do futebol, comenta que esse tipo de iniciativa é algo que não tinha no seu tempo, e espera que assim seu filho tenha um futuro melhor que o dele.

Os meninos do Conjunto Jardim Valéria I estavam ansiosos pelo projeto. Praticamente todos os inscritos já participaram de projetos anteriores de incentivo ao esporte. Mesmo sem professor, eles continuaram jogando bola, regularmente, por conta própria.

Os líderes comunitários do Conjunto destacam que muitos jovens e crianças nessa comunidade esperam por essa chance. De modo semelhante, os representantes do Centro Social reconhecem que esta é uma boa oportunidade para os participantes, por isso, reafirmam a importância de começar e concluir o curso. Apesar da grande procura por esse tipo de iniciativa, a desistência foi um problema apontado nas duas comunidades.

As crianças e jovens também receberam o incentivo do atleta Rafael Mota, que contou exemplos de sua vida. O jogador de handball passou a infância no bairro de Valéria e hoje faz parte do time profissional do esporte em Salvador.

Segundo Lissa Varjão, coordenadora do projeto, mais do que encontrar estrelas do esporte e desenvolver o condicionamento físico, o projeto atenta para aspectos psicológicos e sociais. Será um incentivo ao resgate de valores. Assim, as aulas não se limitarão às quadras, a trajetória escolar e familiar serão acompanhadas pelos profissionais da iniciativa.