Anuncio

Jovens participam de palestra com representante da Tigre

Alunos do Semente de Ciência dos cursos de Pedreiro e Eletricista puderam tirar dúvidas e receberam dicas sobre construção civil

Como forma de agregar experiência extra classe, os alunos de Eletricista e Pedreiro do projeto Semente de Ciência puderam conferir uma palestra de capacitação sobre construção e instalação com o instrutor técnico da Tigre, Valdelio Sena, durante a última segunda-feira (23). Ocupando a capela do Centro de Educação e Profissionalização (CEDEP), os educandos dos dois cursos se juntaram para ouvir as dicas, curiosidades históricas e normas técnicas sobre construção civil.

Dinâmico e em tom de bate-papo, Valdelio aproveitou a ocasião para conscientizar os alunos sobre o uso da águaencanamentostubos e conexões. Outro ponto abordado pelo instrutor foram as várias fases de uma obra, bem como práticas inadequadas frequentemente utilizadas por profissionais sem capacitação. No final, encerrou-se com a exibição de um vídeo explicativo sobre instalação saudável.

Para Valdelio, atividades como essa são importantes para o desenvolvimento profissional dos alunos. “Estamos trazendo conhecimento das novas tecnologias a eles, que estão começando suas carreiras agora e vão possuir essas informações”, conta. Ainda segundo o instrutor, a palestra pode despertar nos alunos novos horizontes. “Antes eles poderiam estar com um pensamento básico em se tornarem um instalador elétrico ou apenas pedreiro, mas agora eles têm a possibilidade de se tornarem microempreendedores. Sempre haverá um local que necessite de uma mão de obra qualificada para ser melhorado e a intenção é despertar esta iniciativa neles”, acrescenta.

A educanda do curso de Pedreiro, Jamile Barreto, de 18 anos, aprovou a palestra e se disse entusiasmada com o futuro no ramo após o encontro. “Adquiri conhecimentos que até então desconhecia, como as práticas inadequadas de alguns serviços. É importante que nós tenhamos essa possibilidade de tirar dúvidas com pessoas do mercado. Aprendi muito”, avalia.

Semente de Ciência

O Semente de Ciência é uma iniciativa inserida na política estadual de juventude do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Executado pela AVSI Brasil, o projeto benecifia jovens e crianças em Salvador e no interior do estado com cursos profissionalizantes e ações de promoção e difusão das ciências naturais.