Anuncio

Jovens realizam Intervenção Elétrica no Subúrbio de Salvador

A ação comunitária foi realizada pelas turmas do curso de Elétrica do projeto Semente de Ciência

Os alunos do curso de Elétrica, do projeto Semente de Ciência, colocaram a mão na massa e realizaram consertos nas redes elétricas de duas residências da comunidade do Boiadeiro, no subúrbio de Salvador (BA).

Em sua primeira edição, a Intervenção Comunitária da turma de Elétrica aconteceu entre os dias 15 e 19 de fevereiro com muitos desafios para os jovens. Duas casas próximas ao curso foram selecionadas, com base na estrutura da rede elétrica e na necessidade de reforma. Como no Mutirão Digital, realizado pelos alunos do curso de Helpdesk, os jovens tiveram a chance de apresentar o potencial do que foi desenvolvido em sala de aula, verificando as situações das redes elétricas, identificando os problemas principais e instalando novas fiações.

Murilo de Jesus, 21 anos, expressa a necessidade em ter atividades práticas como essa antes da finalização de um curso para uma maior aprendizagem e experiência profissional, e diz que o que mais chamou a sua atenção foram as novas formas de realizar o trabalho de eletricista. “É uma experiência que nos mostra como realmente é o trabalho. O que mais aprendi foi que nem tudo funciona cem por cento como aprendemos, que pode ser bem diferente”. Além disso, ele adverte sobre a falta de informação de outros profissionais e da necessidade de uma reforma adequada e segura. Sua colega de sala e trabalho, Jamile dos Santos, 21 anos, chama a atenção para a questão do trabalho em equipe: “Temos algumas dificuldades, claro, pois são pessoas com raciocínios bem diferentes, mas com empatia e um escutando o outro vamos longe!”.

Segundo o professor Cleber Oliveira, responsável por supervisionar a atividade e ajudar os jovens, o objetivo da intervenção, além de colocar em prática o que foi ensinado no curso, era fazer com que os alunos compreendessem efetivamente como é o ofício no cotidiano. “Foi um objetivo alcançado. Eles sentiram na pele a realidade do que é trabalhar como eletricista no dia a dia. Então, eles tiveram essa vivência com os contratempos que ocorrem na execução de qualquer projeto. Tivemos algumas dificuldades, mas elas foram superadas. Eles tiveram essa oportunidade e foi muito enriquecedora”.

Apoio da comunidade

A recepção da comunidade foi muito importante para inspirar o trabalho dos jovens, pois era perceptível a admiração dos vizinhos ao verem a execução dos serviços nas residências próximas. “A receptividade da comunidade foi maravilhosa, tanto que, no último dia da atividade, algumas pessoas foram até o curso pedindo para se cadastrar e receber uma visita na casa delas pra receber o serviço também. As pessoas ficaram admiradas com a qualidade do serviço”, comenta o professor Cleber, orgulhoso, e complementa que também foi uma ótima oportunidade para se aproximar da comunidade.

Os moradores que tiveram as casas contempladas com os serviços receberam os alunos de braços abertos. Dona Apolônia, que estava comemorando seus 71 anos no dia da intervenção, diz que foi uma surpresa: “Esse ano, não pude fazer uma comemoração de aniversário, então receber isso é uma benção. E eu confio no trabalho deles, vejo que cada um quer fazer alguma coisa, tendo bastante atenção e o professor de olho. Estão fazendo um ótimo trabalho”. Dona Apolônia faz parte da administração da capela do Cedep (Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante), onde são realizadas as aulas do curso, e diz que a comunidade está muito feliz com as ações do projeto. “Ajuda muito a comunidade e recebemos de coração e braços abertos!”.

Semente de Ciência

O projeto Semente de Ciência é desenvolvido pela AVSI Brasil, com o financiamento do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).