Anuncio

Minhocário é alternativa sustentável para famílias do semiárido

Equipe realizará oficinas sobre importância da matéria orgânica para o bioágua e a agricultura agroecológica

A AVSI Brasil em Pernambuco dá continuidade às atividades de assistência técnica às famílias beneficiadas pelo projeto Segurança Alimentar e Nutricional para o Seminário (SAN) e tem o desafio de incentivar os beneficiários a investirem em minhocários. A informação e as boas práticas serão as estratégias adotadas pela equipe técnica do projeto para convencer os agricultores sobre os benefícios do minhocário para agricultura agroecológica.

Segundo a coordenadora de Obras e Mobilização da iniciativa, Adriana Gouveia, o método que recicla o lixo orgânico caseiro e o transforma em adubo através da vermicompostagem é conhecido pelos beneficiários, mas é visto muitas vezes com reservas e dúvidas. Para tentar diminuir essa resistência à prática sustentável, a AVSI Brasil realizará oficinas nos municípios de Calçado, Caetés, Lajedo, Garanhuns e Jupi. “Nas oficinas, vamos conversar e tirar dúvidas sobre a importância da matéria orgânica para o bioágua e para a agricultura agroecológica, sobre o pó de serragem na primeira camada do filtro biológico e a retirada do excedente das minhocas produzido nos sistemas de bioágua familiar nos últimos seis meses de projeto”, explicou Gouveia.

Além das oficinas, a AVSI Brasil continuará a promover a assistência técnica coletiva nos municípios para as famílias agricultoras até o mês de março abordando temas de maior demanda dos beneficiários do projeto SAN.

Sustentabilidade

No Sistema de Bioágua Familiar, as minhocas são importantes aliadas no processo de filtragem de águas cinzas constituindo junto com o húmus e a serragem as camadas orgânicas do sistema e que, portanto, necessitam de manutenção. A troca da serragem e retirada do excesso de minhocas do sistema fazem parte da manutenção semestral que deve ser feita no tanque de filtragem biológica.

Para que as minhocas excedentes sejam devidamente aproveitadas é estimulada  a construção do minhocário que preservará as minhocas, garantindo sua substituição em caso de morte das mesmas no sistema, produzirá húmus para fertilização do solo pobre em nutriente (arenoso); e finalmente a possibilidade de criar um mercado de comercialização de minhocas e húmus, produtos muito valorizado no mercado da agricultura, paisagismos e outros.

Além disso, a prática oferece diversos benefícios: reduz a quantidade de lixo orgânico produzido pelas famílias e que não possui uma devida destinação; evita a geração de chorume tóxico e o gás metano, que contaminam o solo, lençóis freáticos e a atmosfera; e produz fertilizante de forma natural e barata. Sendo assim, os minhocários podem  constituir  mais uma fonte de renda alternativa para as famílias que podem vender o adubo e as minhocas que se reproduzem rapidamente e têm alto valor no mercado.