Anuncio

Rio Grande do Norte: agricultores participam de capacitação sobre produção e aplicação de defensivos e adubos orgânicos

Atividade foi realizada pelo Programa Viva Sabiá no município de Assú

Famílias beneficiárias do Sistema Bioágua – que integra o Programa Viva Sabiá – participaram de uma capacitação agroecológica sobre produção e aplicação de defensivos e adubos orgânicos, realizada na comunidade Nova Trapiá, na zona rural do município de Assú (RN).

A ação, em homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado em 28 de julho, teve como objetivo demonstrar, por meio de ingredientes caseiros, práticas agroecológicas e soluções que combatem pragas nos quintais produtivos e promovem a adubação saudável do solo e plantas. Essas soluções visam fortalecer o cultivo dos agricultores, excluindo o uso de produtos nocivos à saúde humana, e promover o consumo de alimentos agroecológicos nas famílias e comunidades envolvidas.

Durante a atividade foram distribuídas fichas agroecológicas com informações sobre a importância, função, materiais necessários, modo de preparo e aplicação dos defensivos e adubos orgânicos. Além disso, os beneficiários tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, produzindo os defensivos e adubos sob a orientação da equipe técnica.

Segundo Thiago Santos, técnico agrícola do Programa Viva Sabiá, oficinas com essa temática é de suma importância para a transição agroecológica dos quintais produtivos.”Nessa capacitação, aprendemos o quanto as práticas convencionais e os agrotóxicos acarretam malefícios ao ser humano e ao meio ambiente. Nesse viés, é possível trabalhar em harmonia com o meio ambiente, usando defensivos naturais e adubos orgânicos para melhorar a alimentação e a qualidade de vida das pessoas”, pontuou Thiago.

Com a realização dessa oficina, o Programa Viva Sabiá – realizado pela AVSI Brasil em parceria com a Fundação Banco do Brasil e pela empresa PetroReconcavo – reforça o compromisso em promover práticas sustentáveis no meio rural, incentivando a produção agroecológica e o cuidado com o meio ambiente, garantindo assim uma agricultura mais saudável e equilibrada para todos.

Extrato de Pimenta

“Um dos defensivos agroecológicos recomendados na oficina foi o extrato de pimenta, excelente repelente natural contra lagartas, vaquinhas, pulgões e grilos”, contou Wildna Nascimento, a gerente do Programa Viva Sabiá.

Existem algumas variações na forma de preparo do extrato de pimenta, e utilizada na oficina foi a seguinte:

Materiais necessários:

  • 200g de pimenta malagueta (um copo americano);
  • 2 litros de água;
  • 3 colheres de sabão de coco em Pó.

Modo de preparo: Bata as pimentas em um liquidificador com 1 litro de água até a trituração total. Em seguida, coe e misture com 3 colheres (sopa) de sabão de coco em pó, acrescente novamente 1 litro de água e misture a solução até homogeneizar.

Modo de aplicação: Pulverizar sobre toda a planta, na parte de cima e abaixo das folhas. Aplicar de forma preventiva ou quando houver infestações. 

Recomendações:

  • O tempo da carência entre a aplicação e a colheita é no mínimo de 12 dias para evitar frutos com fortes odores. Ou seja, o fruto só pode ser colhido após 12 dias da aplicação;
  • Usar a solução imediatamente após o preparo, não é recomendado o armazenamento.
  • Filtrar o conteúdo da mistura em um coador para reter as partículas mais sólidas e não entupir o pulverizador;
  • Realize a aplicação com temperaturas amenas para não queimar as plantas (preferencialmente no início da manhã ou final da tarde).