AVSI COMUNICA / Notícias

AVSI BRASIL INICIA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Colaboradores de Salvador participam do Projeto que conta com capacitação em contação de histórias
Publicada em 11/04/2017

 

Visando a aproximação das obras sociais apoiadas pela instituição e permitindo a vivência de forma experimental da sua missão de desenvolvimento de pessoas, a AVSI Brasil lança seu primeiro Programa de Voluntariado. Voltado para os seus colaboradores, a iniciativa acontece, inicialmente, na Creche Luigi Giussani,  localizada no Lobato, Subúrbio ferroviário de Salvador.

 

A proposta se baseia na disponibilização de quatro horas mensais dos funcionários da AVSI Brasil, destinadas para que os mesmos possam ir à instituiçãodedicar esse tempo às crianças, através das mais diversas atividades como contação de histórias, pintura, desenho, além do auxilio às professoras durante o intervalo. As horas dedicadas ao voluntariado não serão descontadas na folha de pagamento dos colaboradores.

 

“A experiência de todos que participarem do voluntariado será incrível, de uma vivência pessoal e profissional muito interessante. Minhas expectativas são as mais variadas possíveis. Como ajudar no desenvolvimento das crianças da creche, poder realizar uma atividade fora do ambiente de trabalho, e poder conhecer melhor as obras que a AVSI apoia. Será um aprendizado para todos”, comenta Eduardo Visco, funcionário da AVSI Brasil e voluntário.

 

Para dar início a essa ação, foi organizada uma capacitação em Contação de Histórias. ministrada pelos facilitadores Tom Alves e Selma Guilera. Desse encontro, participaram os voluntários da AVSI Brasil e as professoras da Creche Luigi Giussani, dando início ao processo de integração entre eles. A atividade despertou bastante interesse nos voluntários.

 

“O primeiro encontro teve como objetivo principal despertar o contador que existe dentro de cada um. Iniciamos com exercícios corporais e brincadeiras para provocar um maior conhecimento corporal e acordar a ‘criança’ de cada um. Em seguida passamos para dicas e orientações que auxiliam na construção pessoal do contador”, explica Tom Alves, Contador de Histórias desde 2009.

 

A Contação de Histórias atua no desenvolvimento intelectual da criança, ajudando-a a resolver questões,  provocando curiosidade e promovendo novos conhecimentos. “Antes de tudo, a contação é prazerosa. A criança que ouve histórias entra em contato com um mundo novo, elabora suas questões, suas dúvidas, seus medos, se fortalece, fortalece os seus laços com quem lhe conta as histórias e acolhe todos os seus sentimentos e emoções”, afirma Selma Guilera, Contadora de Histórias há 10 anos.

 

Na ultima terça feira, foi realizado o segundo momento da Capacitação de Histórias, onde os voluntários da AVSI Brasl puderam colocar em prática o aprendizado. A segunda etapa do curso será realizada também com as professoras da Creche, ainda esse mês.

 

Atualmente, a Creche Giussani acolhe 125 crianças de 1 ano e meio a 5 anos, promovendo educação de qualidade, inclusão social e incentivo à cultura. A instituição foi inaugurada em 2005, como parte das ações do Programa Ribeira Azul, realizado pela Fundação AVSI e CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), em parceria com a Cooperação Italiana, Banco Mundial e Cities Alliance.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte