AVSI COMUNICA / Notícias

ESTUDANTES VISITAM ESPAÇO CULTURAL NO SUBÚRBIO DE SALVADOR

O Acervo da Laje reúne peças de artistas locais com o objetivo de mostrar a beleza dessa área da cidade e dar visibilidade positiva para o território
Publicada em 29/11/2017

 

Os estudantes do projeto Semente de Ciência puderam conhecer mais sobre a história e a cultura do Subúrbio de Salvador (BA) por meio da visita ao Acervo da Laje, ambiente cuidadosamente montado para destacar elementos de beleza dessa área da cidade e trazer visibilidade positiva para o território.

 

O Acervo foi criado a partir de desdobramentos dos estudos de pós-doutorados em Cultura Contemporânea (UFRJ) e em Psicologia (UFBA) do professor e pesquisador José Eduardo Ferreira Santos, em parceria com o fotografo Marco Iluminati.

 

Após identificar a situação de risco de jovens no Subúrbio Ferroviário e os números avassaladores de mortes, o pesquisador José Eduardo resolveu basear seus estudos na beleza existente nesse mesmo território e em como essa beleza, assim como a produção artística, podem impactar no enfrentamento das situações de violência que os jovens e adolescentes vivem.

 

Ao final da visita, os alunos se juntaram para um bate-papo com Eduardo, que compartilhou histórias de sua trajetória de vida pessoal e acadêmica, do surgimento do seu projeto, da sua visão do subúrbio e da gratidão por ver tantos jovens ali, descobrindo mais um pedacinho da história e percebendo o quão especial é esse local onde moram. “Temos que ter orgulho de onde vivemos. Isso faz parte de quem somos”, afirmou Eduardo, em tom comovente e inspirador, para os jovens.

 

Acervo da Laje

 

O Acervo é composto por diversas pinturas, esculturas, livros raros, artefatos antigos e várias peças criadas por artistas do subúrbio soteropolitano. O espaço conta a história dessa área da cidade com a intenção de expor para moradores e visitantes o quão rico e belo é esse local muitas vezes tão mal visto.

 

A visita é gratuita, basta agendar com José Eduardo pelo telefone (3401-1244) ou e-mail (ferreirasantosenator@gmail.com).

 

Semente de Ciência

 

O projeto Semente de Ciência atua promovendo um processo de desenvolvimento social, oportunizando a qualificação profissional para jovens, residentes em comunidades caracterizadas pela vulnerabilidade social na cidade de Salvador, com idade de 15 a 24 anos. A iniciativa conta com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SJDHDS, como parceiro financiador.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte