AVSI COMUNICA / Notícias

OFICINA RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO NOS SISTEMAS DE BIOÁGUA

Agricultores revisam técnicas de manutenção semestral e troca de serragem para cuidar dos sistemas e evitar problemas futuros
Publicada em 22/03/2019

Agricultores familiares do município de Jucati, no Agreste de Pernambuco, beneficiados com o sistema de Bioágua implantado pelo projeto Jucati Sustentável, esta semana tiveram a oportunidade de revisar e aprender como realizar a manutenção deste Sistema, que viabiliza uma produção agrícola ao longo do ano, mediante o reuso de águas cinzas.

 

Guiados pela arquiteta e especialista em Sistemas de Bioágua, Adriana Gouveia, os agricultores repassaram passo a passo das técnicas de manutenção que devem ser feitas semestralmente para garantir a qualidade de seus sistemas, e que precisam de troca de serragem e reajustes no minhocário – depósito feito com minhocas para ajudar na filtragem da água. Além disso, os participantes também foram orientados a repassar as informações para os colegas e familiares, compartilhando os conhecimentos adquiridos.

 

“Existem vários graus de manutenção, a retratada ontem foi a semestral, que é recomendada devido à necessidade da troca de alguns componentes do filtro biológico. Para efetivar essa troca, é preciso fazer a limpeza de todo o sistema. Então, ensinamos como limpar desde a caixa de gordura até as fitas de gotejamento. Fora isso, em grande parte dos casos, é necessário também trocar a serragem”, descreveu Adriana.

 

Para quem possui o sistema de Bioágua, a oficina torna-se ainda mais importante, já que é através dele que as famílias conseguem reusar a água doméstica e produzir ao longo do ano, realidade antes restrita ao período chuvoso na região – que é de 3 meses, possibilitando assim gerar renda.

 

O cuidado é redobrado, para garantir que não apareça nenhum empecilho que venha a prejudicar a produção familiar. “É um momento muito proveitoso, pudemos aprender como trocar os filtros biológicos, o tanque de reuso. É importante saber como cuidar direito desses elementos pois eles são fundamentais para o funcionamento do Bioágua. Além disso, aprendemos duas formas de executar o minhocário, tanto no sítio, quanto utilizando baldes! Isso é essencial para quem não tem um local certo para executar a técnica, assim ficamos sabendo que dá para fazer de forma mais simples”, relatou a agricultora Maria Aldenir, participante da oficina.

 

O projeto

 

O projeto “Jucati Sustentável 2 - Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco” prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 7 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.

 



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail
Mais Notícias

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.