AVSI COMUNICA / Notícias

FAMíLIA VENEZUELANA MIGRA PARA O BRASIL EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR

Jose Agustin e sua família decidiram sair do país de origem com objetivo de conseguir um tratamento para sua mãe. Hoje, ele já foi interiorizado e trabalha em um frigorífico em Santa Catarina
Publicada em 01/06/2020
Jose Agustin (direita) em Santa Catarina

 

Uma questão de saúde na família de Jose Agustin Ruiz Gutierrez, 26, foi determinante para que o venezuelano buscasse no Brasil melhores condições de vida.  Em 2018 sua mãe, Gladys Mercedes, 49, foi diagnosticada com câncer e depois da operação, a família migrou visando encontrar melhores oportunidades e de tratamento adequado.

 

Antes de sair da Venezuela, Jose trabalhou como vendedor em lojas de roupas e calçados e, nos últimos meses, atuava como vendedor ambulante em Independencia Soledad (estado de Anzoátegui). Ele enfatiza que a família tinha uma vida tranquila no país. “Tínhamos tudo o que tenho agora no Brasil, mas com a crise no país, tive que sair por conta da saúde da minha mãe, que precisava fazer sessões de radioterapia”, relata.

 

Depois de atravessar a fronteira por Pacaraima e morar alguns meses em Boa Vista (RR), Jose foi selecionado para trabalhar em um frigorífico na cidade de Seara (SC). A oportunidade surgiu através do projeto Acolhidos por meio do trabalho, executado pela AVSI Brasil em parceria com o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR). O venezuelano morou por três meses na acomodação temporária garantida pelo projeto e hoje já arca com o aluguel da casa onde mora sozinho, à espera da família, que ficou em Roraima.

 

Agora a maior expectativa de Jose é seguir lutando pela família, pois a mãe, a irmã e o cunhado ainda estão em Boa Vista, aguardando o processo de novas interiorizações. “Estou muito grato pela oportunidade que a AVSI Brasil proporcionou. Agora o sonho é receber a minha família. Tenho certeza de que quando eles chegarem, meu cunhado também poderá trabalhar e assim teremos melhores condições para cuidar da minha mãe”, ressalta o venezuelano.

 

 

O projeto

 

O Acolhidos por meio do Trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.