AVSI COMUNICA / Notícias

INTERIORIZADA PELO PROJETO ACOLHIDOS POR MEIO DO TRABALHO, VENEZUELANA CONSEGUE ESTABILIDADE NO BRASIL

Há quatro meses trabalhando em Santa Catarina, Maria Isabel fala sobre sua adaptação no país
Publicada em 06/07/2020
Maria Isabel na casa que alugou em Seara (SC)

 

A venezuelana Maria Isabel, 33, tinha uma vida tranquila ao lado de três filhos e de sua mãe, com um bom trabalho e estudando numa universidade na Venezuela. Porém, pouco a pouco, a grave crise econômica vivida em seu país impediu que ela pudesse garantir sozinha o sustento da sua família. Com isso, uma opção encontrada pela venezuelana foi buscar uma oportunidade no exterior que pudesse garantir um futuro melhor para todos da família. O destino escolhido foi o Brasil.

 

Os três filhos, Rosmere, 17, Roman, 12 e Keyder, de um ano, ficaram na Venezuela com os avós paternos quando Maria Isabel deixou o país no final de 2019. Ela seguiu para Roraima, onde ficou por dois meses e, em fevereiro foi selecionada para trabalhar em uma empresa na região Sul do Brasil. A oportunidade surgiu por meio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) em parceria com a AVSI Brasil, que viabilizou a interiorização para a cidade de Seara (SC) através do Acolhidos por meio do trabalho, projeto que atendemigrantes e refugiados venezuelanos, além de brasileiros em situação de vulnerabilidade.

 

Durante três meses, período de experiência na empresa, a venezuelana contou com acomodação temporária oferecida pelo projeto, além do acompanhamento de uma assistente social para ajudá-la na adaptação junto à população local e à rede básica de serviços. Esse suporte proporcionou que ela guardasse as economias para conseguir um aluguel próprio e enviar ajuda para a família, que ficou na Venezuela.

 

Por um período Maria Isabel dividiu uma casa com um casal venezuelano, também interiorizado pelo projeto, e hoje conseguiu alugar uma casa próximo à empresa, onde mora sozinha. “A cidade é muito bonita, apesar de fazer muito frio. A gente vai se adaptando com essas diferenças de clima e de cultura, mas foi tudo muito positivo e estou feliz por estar aqui trabalhando”, diz a venezuelana.

 

Ela diz que a expectativa daqui para a frente é seguir trabalhando com responsabilidade e entusiasmo. “Assim vou conseguir seguir adiante, dando o melhor para os meus filhos. Só isso me importa”.

 

 

O projeto

 

O Acolhidos por meio do Trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos

 

Entre as principais ações, o Acolhidos por meio do trabalho prevê a colocação no mercado de trabalho e interiorização de venezuelanos adultos com suas famílias, além da colocação no mercado de trabalho de brasileiros em situação de vulnerabilidade social; e cursos preparatórios vinculados ao mercado de trabalho e de língua portuguesa e formação em direitos e deveres laborais, entre outros aspectos.



Links relacionados


Compartilhe
Imprimir ou enviar por e-mail

 






Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.