Anuncio

Programa Viva Sabiá implementa sistema de purificação de água em comunidades rurais do Rio Grande do Norte

Iniciativa se deu através da implementação do sistema Aqualuz

Comunidades rurais do Rio Grande do Norte foram as primeiras a receberem o sistema de purificação de água por radiação solar. Através do programa Viva Sabiá, foram instalados 41 equipamentos do sistema Aqualuz. Sendo 39 em residências e dois em uma Escola Municipal de Educação Infantil. A ação aconteceu para moradores de quatro comunidades: Monte Alegre l, Monte Alegre ll, Lajes e Livramento e Olho D’Água da Onça

Mais de 300 pessoas, incluindo 55 crianças, foram beneficiadas. Garantindo assim independência de acesso à água potável a quem mais precisa, promovendo dignidade e o protagonismo das pessoas. Também foram realizadas capacitações para os beneficiados, além de diálogo e orientação sobre a utilização em casa do sistema, que está em operação desde fevereiro deste ano. 

O Aqualuz é uma tecnologia premiada pela ONU que foi pensada especialmente para tratar a água de cisterna, que é a principal fonte de água para o consumo humano no semiárido. Funciona pela exposição à radiação solar por quatro horas, não utiliza nenhuma substância no funcionamento, possui vida útil estimada em 20 anos e a manutenção é baseada na lavagem com água e sabão.

Quem aprovou a implementação foi a beneficiária Vera Lúcia, da comunidade de Monte Alegre 1. “A equipe foi de casa em casa ensinando, depois vieram fazer demonstração de como o Aqualuz deve ser utilizado. E com certeza iremos usar por muito tempo. É fácil de usar, e a durabilidade é de 20 anos. Fica para nós e para os nossos filhos. Água é saúde! E é isso que o programa oferece. Queria agradecer a toda a equipe pelo projeto e acompanhamento”, disse.

O equipamento consegue deixar a água mais pura com a ajuda do calor do sol. Ele é feito com plástico, alumínio e vidro e consegue purificar 10L de uma vez só. “O Programa Viva Sabiá traz nesse primeiro momento uma solução simples para o tratamento da água de cisternas usando apenas a luz do sol. O consumo de água tratada está diretamente ligado a qualidade da saúde, da segurança alimentar, qualidade de vida e dignidade das famílias e crianças da escola”, disse Wildna Nascimento, gerente do projeto.

A importância do projeto para as crianças da Escola Municipal Infantil também foi destacada Vera Lúcia. “Antes os pais tinham a preocupação das crianças estarem bebendo a água daqui da escola porque não é tratada. A Prefeitura tinha a obrigação de todo dia estar trazendo água mineral para as crianças. Agora com esse projeto da Aqualuz, sempre tem água tratada na escola”, pontuou.

Com os bons resultados, as equipes estão trabalhando para ampliar o projeto e levar a outras comunidades rurais do estado. “O nosso foco está na melhoria do acesso a água para cada vez mais pessoas. E para além da tecnologia implementada, o Viva Sabiá é desenvolvido com a participação da comunidade, que está diretamente ligada no planejamento das ações. O trabalho em rede favorece a comunicação, fortalece vínculos e nos faz vislumbrar novas ações”, finaliza Wildna.