Anuncio

Projeto Além das Fronteiras Brasileiras promove formação para familiares de recuperandos na Costa Rica

Evento contou com a participação de mais de 40 familiares e com momentos de aprendizado e compartilhamento de experiências

O projeto Além das Fronteiras Brasileiras (Más Allá de las Fronteras) realizou um evento de formação para os familiares dos recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de San José, na Costa Rica, em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). A iniciativa faz parte de um conjunto de formações que têm como um dos objetivos o fortalecimento das famílias como ponto de apoio e suporte aos recuperandos dentro e fora da APAC, e é co-financiada pela União Europeia.

O encontro foi realizado pelos representantes da FBAC, Dênio Marx e Daniel Luiz da Silva, com o apoio de Juliana Leal, coordenadora regional da AVSI Brasil, e dos representantes da Confraternidade Carcerária da Costa Rica, Carlos e Karla Kuningan.

Daniel Luis da Silva, ex recuperando da APAC que atualmente é gerente de metodologia da FBAC, compartilhou sua experiência ao crescer em um lar desestruturado e sem o costume de receber tratamentos pautados no amor e no diálogo, como o tratamento humanizado que recebeu dentro da APAC. Durante a formação, a FBAC abordou a importância de que os familiares apoiem os recuperandos na mudança de hábitos e levantou um momento de reflexão acerca de como a rede familiar também podem ter um papel ativo como incentivadora para mudanças positivas na vida dos recuperandos.

Ao final da formação, muitos dos familiares se emocionaram com os depoimentos trazidos pelos representantes da FBAC e foi possível perceber o impacto positivo que este momento de compartilhamento gerou nas famílias presentes.

Sobre a formação, Denio Marx, inspetor de metodologia da FBAC, comentou: “essas atividades formativas, embora à distância, são muito importantes para o fortalecimento de um dos pilares da metodologia APAC, que é pilar de apoio às famílias. Por muitos anos a FBAC teve dificuldades de assessorar essas entidades fora do Brasil e projetos como o “Más Allá de las Fronteras“, em parceria com a AVSI Brasil, ajuda a solucionar isso”.

O fortalecimento das APACs na América Latina é um dos principais objetivos do projeto “Más Allá de las Fronteras”, realizado desde 2018 pela AVSI Brasil, em cooperação com FBAC, Confraternidades Carcerárias do Chile, Paraguai e Costa Rica, e co-financiamento da União Europeia.

Além das Fronteiras Brasileiras

A iniciativa financiada pela União Europeia surge com o objetivo de reforçar a atuação das APACs em nível internacional. Especificamente, contribui para a criação, consolidação e fortalecimento de uma rede de organizações da sociedade civil na América Latina de cooperação internacional na promoção dos direitos humanos da população carcerária e no combate a atos de tortura, maus tratos, penas cruéis, desumanas e degradantes, a partir da experiência metodológica das APACs.

Sobre as APACs As APACs são Organizações da Sociedade Civil que têm como objetivo a humanização das penas privativas de liberdade e a promoção dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade através de um trabalho voltado para sua ressocialização efetiva.