Anuncio

Projeto Boa Vista Acolhedora realiza Oficina de Introdução à Agricultura e Segurança do Trabalho

A formação foi conduzida pela Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos (EARA) e contou com a participação de 21 migrantes.

O projeto Boa Vista Acolhedora realizou, no início de fevereiro, uma oficina para migrantes que participarão do programa de interiorização, em colaboração ao projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, executado pela AVSI Brasil. Ambos programas têm ações de apoio e promoção da inserção laboral de migrantes em novas oportunidades no mercado de trabalho.

Com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão do conhecimento básico de agricultura no Brasil, a oficina abordou desde conceitos como diferenças entre solos e produção de mudas, até orientações de segurança no trabalho agrícola. 

Com abordagem teórico-prática e totalizando 16h/aula, a oficina aconteceu no Centro de Educação e Capacitação (CCE) e no Centro de Sustentabilidade (Fraternidade Sem Fronteiras/ACNUR). A formação foi conduzida pela Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos (EARA) e contou com a participação de 21 migrantes, previamente selecionados para trabalhar na empresa EMFLORA – Empreendimentos Florestais Ltda.

Rafael Rosário, um dos participantes contemplados com a formação, expressou gratidão e destacou a importância da iniciativa. “Gostei muito de participar, aprendi bastante sobre como usar as ferramentas [de trabalho agrícola e equipamentos de proteção individuais]; agregou muito. Agora quero poder trabalhar em um bom emprego e dar um futuro sólido à minha família”, pontuou Rafael.

Sobre o projeto Boa Vista Acolhedora

O projeto Boa Vista Acolhedora busca fomentar o desenvolvimento equitativo, regenerativo e inclusivo na região da Amazônia Legal e apoiar empreendimentos econômicos solidários sustentáveis em um processo de economia circular das cadeias de resíduos orgânicos e agricultura familiar na cidade de Boa Vista-RR. A iniciativa é implementada pela AVSI Brasil, com apoio da Fundação AVINA e EARA, financiada pela União Europeia e co-financiada pela Fundação Banco do Brasil. Tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Operação Acolhida (OPA) e o Pacto Global – Rede Brasil.

O projeto teve início em setembro de 2021 e tem duração até agosto de 2024.

Sobre o projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho

O projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho, financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, tem como principal objetivo melhorar o acesso para o trabalho formal a refugiados e migrantes venezuelanos e para a população brasileira mais vulnerável.

O projeto busca facilitar a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em Roraima, com a realocação voluntária para outros estados do Brasil, ou seja, a interiorização pelo trabalho, com moradia e acompanhamento social, de forma a contribuir com habilidades técnicas (cursos profissionalizantes e de idioma) e facilitar a adaptação de refugiados e migrantes venezuelanos junto à população local e ao novo ambiente de trabalho. Além disso, contribui com a população mais vulnerável por meio da realização de cursos profissionalizantes para brasileiros.