Anuncio

Projeto Costurando Oportunidades realiza formações sobre método APAC e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As formações foram realizadas nas APACs femininas de Itaúna, São João del Rei e Rio Piracicaba, em Minas Gerais

Formação APAC Feminina de São João del Rei

O projeto Costurando Oportunidades deu início a um ciclo de formações que tem como objetivo capacitar mulheres privadas de liberdade das APACs femininas de Minas Gerais sobre a metodologia APAC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No último mês, o projeto, que é gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a FBAC e cofinanciada pela Estratégia ODS e União Europeia, realizou três formações para mulheres que cumprem pena nas APACs femininas de Itaúna, São João del Rei e Rio Piracicaba.

A formação realizada em Itaúna (MG) contou com a participação de 25 recuperandas que cumprem suas penas em regime semiaberto e fechado, além do acompanhamento do presidente da unidade prisional Peter Gabriel Gonçalves. A segunda formação, na APAC feminina de São João del Rei (MG), capacitou 59 mulheres, acompanhadas pelos funcionários e o presidente Antônio Carlos Fuzatto. A última formação, realizada em Rio Piracicaba (MG) foi também acompanhada pela presidente, Dorinha Vieira Cortez, e formou 42 recuperandas.

Os encontros realizados pelo projeto foram divididos em dois momentos: o primeiro é apresentado pelo diretor geral da FBAC, Valdeci Ferreira, que coordena a formação sobre o método APAC para as mulheres que cumprem suas penas nas unidades prisionais que seguem a metodologia. Ele contou a história do surgimento das APACs e da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e também os 12 elementos da metodologia, dando destaque aos 4 elementos que se correlacionam com a Agenda 2030: assistência à saúde, assistência jurídica, família e trabalho.

“A formação do projeto Costurando Oportunidades para nós vai além de um investimento, pois vale a pena ressaltar que as APACs femininas são cheias de vida, alegria, mas também cheias de histórias, dores, erros passados que até mancharam a sociedade e também a dignidade de cada uma delas. Estas mulheres agora, nas APACs, estão tendo valores reconfigurados na certeza do que podem se tornar quando voltarem para sociedade”, destaca Márcia Marina Nunes, funcionária da APAC de Rio Piracicaba.

Em um segundo momento, representantes da AVSI Brasil apresentam a proposta do projeto, falaram sobre o que é a Agenda 2030, quais são os 17 ODS e realizam oficinas com a participação das recuperandas com enfoque em 10 ODS que a APAC já trabalha em seu cotidiano, sendo eles: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Kely, recuperanda da APAC de São João del Rei conta que “é muito importante passar o dia assim aqui na APAC. Dou muito valor! Foi tudo muito agradável. Tivemos grandes aprendizados com o diálogo de hoje, e isso vai me fazer ir para a frente. Poderia ter esse encontro uma vez por mês, porque é muito bom poder dialogar. Nunca tinha ouvido falar sobre o ODS e é uma coisa muito importante”.

Todas as atividades relativas ao projeto estão sendo realizadas seguindo os protocolos de biossegurança contra a pandemia da COVID-19, e as recuperandas e os funcionários das APACs femininas de Minas Gerais já foram incluídos nos planos de vacinação local e deram início à imunização.

Projeto Costurando Oportunidades

A iniciativa, cofinanciada pela Rede Estratégia ODS e União Europeia, surge com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres em privação de liberdade em APAC feminina, a partir do legado de investimento de combate à COVID-19. Mais especificamente, promove a incorporação dos ODS no âmbito do encarceramento feminino e fortalece a inclusão socioprodutiva e a geração de renda no setor têxtil para mulheres privadas de liberdade.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nessa agenda, estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Sobre as APACs

As APACs são Organizações da Sociedade Civil que têm como objetivo a humanização das penas privativas de liberdade e a promoção dos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade através de um trabalho voltado para sua ressocialização efetiva.