Anuncio

Projeto Costurando Oportunidades recebe visita para acompanhamento das atividades

Representantes da Rede Estratégia ODS e da Mandaçaia Social estiveram em Belo Horizonte para acompanhar os resultados do projeto Costurando Oportunidades

Com a finalização das ações do projeto Costurando Oportunidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, a equipe AVSI de Minas Gerais recebeu a visita técnica dos representantes da Estratégia ODS e da Mandaçaia Social (consultoria que acompanha a execução do projeto).

O Costurando Oportunidades foi o primeiro projeto da AVSI Brasil voltado diretamente ao público feminino das APACs e, por meio dele, foi possível identificar diversos desafios e especificidades que este público privado de liberdade apresenta, em comparação ao público masculino.

Na ocasião, a equipe visitou a APAC Feminina de Belo Horizonte, onde foi possível conhecer as instalações da instituição e realizar uma roda de conversa com as beneficiárias que participaram do curso de Corte e Costura Industrial. No diálogo as recuperandas discutiram sobre o impacto do curso em suas vidas e o conhecimento adquirido sobre ODS durante as formações que participaram.

“O projeto foi para mim mais do que aprender a costurar, e aprender a gerar uma renda, foi um sopro de vida, de aprendizado e de esperança”, compartilhou Norma, uma das beneficiarias da iniciativa.

Também foi realizada uma reunião institucional que contou com a presença do juiz de Direito da comarca de Belo Horizonte, Dr. Marcelo Augusto Lucas Pereira, e do presidente da APAC de BH, Dr. Marcelo José Gonçalves da Costa. Na reunião foram discutidos os impactos que ocorreram após a formação e o curso, e o legado positivo que o projeto deixa para a APAC de BH. Por fim, de volta à AVSI, as equipes conversaram sobre a atuação da AVSI Brasil, os resultados mais expressivos e as lições aprendidas ao longo da execução do projeto.

Alice Faasen, Thiago Battaglini, Silvia Sá, Régis Sá e Déborah Amaral.

No segundo dia de encontro, as equipes da AVSI, Estratégia ODS e Mandaçaia realizaram uma visita de campo em Itaúna (MG). Nesta oportunidade, estiveram nas APACs feminina e masculina, pioneiras na implementação do método APAC, onde tiveram a oportunidade de conversar com as recuperandas sobre o que aprenderam durante as formações sobre ODS, e participar de uma discussão produtiva a respeito do tema, na qual as mulheres destacaram principalmente a relevância do ODS 5 (Igualdade de Gênero) em suas vidas, dentro e fora da APAC. Além disso, a equipe também pôde visitar as instalações da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado) e do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC).

Costurando Oportunidades

Em 2021, a AVSI foi uma das organizações que recebeu apoio financeiro da Estratégia ODS, com co-financiamento da União Europeia, através Edital para Organizações da Sociedade Civil do Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Por meio deste apoio, o projeto Costurando Oportunidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável surge com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de mulheres em privação de liberdade nas APACs femininas de Minas Gerais, e promover a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no âmbito do encarceramento feminino.

O projeto realizou sete formações sobre o Método APAC e os ODS para recuperandas e funcionários das APACs femininas e dois cursos profissionalizantes de Corte e Costura Industrial na APAC de Belo Horizonte, para 20 recuperandas, totalizando 160 horas de atividades.