Anuncio

COSTURANDO OPORTUNIDADES PROMOVE FORMATURA PARA RECUPERANDAS QUE CONCLUÍRAM O CURSO DE CORTE E COSTURA INDUSTRIAL NA APAC

Evento contou com participação de representantes da AVSI Brasil, FBAC, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e APAC de BH

Recuperandas do regime fechado participaram da formatura do Curso de Corte e Costura Industrial, na última segunda-feira, 23, na APAC de Belo Horizonte. Ministrado pela professora Célia Gregório, o curso é parte do projeto Costurando Oportunidades para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), e co-financiado pela Estratégia ODS e União Europeia. O curso teve duração de 80 horas de aprendizado durante 20 dias.

A mesa de abertura do evento foi composta por: Déborah Amaral, gerente geral da AVSI Brasil em MG; Marcelo Costa, presidente da APAC de Belo Horizonte; dr. Luiz Carlos Rezende, juiz titular da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte; dr. Marcelo Lucas Pereira, juiz auxiliar da presidência da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte; e Rodrigo Donizete, inspetor de metodologia da FBAC.

O evento abordou a importância do qualificação laboral e perspectivas econômica de mulheres dentro do sistema penitenciário. O curso, que formou 10 recuperandas, visou capacitar as mulheres para que tenham acesso a novas oportunidades no futuro fora da APAC, além de promover a incorporação dos ODS no âmbito do encarceramento feminino. Esse curso foi mais um benefício deixado pela Campanha Humanizar a Pena, Promover a Vida, uma iniciativa de combate à COVID-19 por meio da qual mais de 1,7 milhões de máscaras foram produzidas e doadas a hospitais e comunidades em situação vulnerável.

Em seu pronunciamento, o dr. Luiz Carlos Rezende e Santos destacou a responsabilidade que as próprias recuperandas têm mediante o projeto. “A AVSI tem sido luz e esperança para nós. Este curso vem em um momento de esperança, e espero que toque o coração de todas as participantes, porque todos nós temos motivo para seguir aprendendo. Além disso, as recuperandas que desenvolveram essa nova habilidade de costura podem seguir compartilhando o que aprenderam, gerando um ciclo de novas aprendizagens aqui dentro”.

Com o curso de Corte e Costura Industrial, as recuperandas se tornaram mais preparadas para exercer atividades laborais no âmbito têxtil tanto dentro da APAC quanto no futuro fora da instituição. Assim, a formatura foi um momento de celebração pelos resultados atingidos e de renovação de esperanças, com uma nova perspectiva de geração de trabalho e renda para as recuperandas da APAC de Belo Horizonte.

Confira aqui o vídeo completo do encerramento do curso de corte e costura industrial na APAC.