Desde 2007, por meio do Projeto Apoio a Distância (SAD – Sostegno a Distanza), a AVSI apoia a educação em diversas cidades do Brasil. O objetivo é melhorar o acesso de crianças e adolescentes à educação básica por meio de uma contribuição econômica destinada a organizações sociais e comunitárias que desenvolvem atividades socioeducativas. Atualmente, são contempladas instituições em Manaus(AM), Macapá(AP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Petrópolis (RJ), Salvador (BA) e Catu (BA).
O apoio é realizado por pessoas físicas e jurídicas (famílias, grupos ou empresas) italianas através de doações anuais. Cada doador se torna “padrinho” de uma criança ou jovem de uma dessas instituições educativas, recebendo periodicamente informações sobre a vida escolar e pessoal do seu afilhado. Além disso, notícias sobre as instituições, detalhando as atividades realizadas durante o ano com a ajuda financeira enviada pelo apoiador também são compartilhadas.
“A iniciativa possibilita uma experiência de generosidade e gratuidade entre quem realiza a doação e todos aqueles envolvidos com os beneficiários do projeto. Trata-se de assumir o indivíduo e sua formação humana e escolar como premissa para o desenvolvimento local, ampliando suas oportunidades de vida”, conta Louise Almeida, supervisora da iniciativa na Bahia.
O Projeto Apoio a Distância (SAD – Sostegno a Distanza) é uma realização da Fundação AVSI com desenvolvimento local da AVSI Brasil.
Confira os resultados do último ano
· 1.212 crianças, no total, beneficiadas em instituições educativas e de recuperação nutricional;
· 10 instituições beneficiadas com apoio para a realização de atividades socioeducativas e de cuidados com a saúde;
· 4 estados com a presença do Projeto em instituições parceiras;
· 70 atividades extracurriculares realizadas;
· 200 crianças beneficiadas com serviço de reforço escolar
· 368 crianças atendidas em projetos de recuperação nutricional;
· 88 crianças receberam ajuda psicossocial
· 65 crianças beneficiadas com projetos de práticas esportivas
· 303 tiveram acesso a cuidados e educação na primeira infância em instituições parceiras;
· 112 pessoas que participaram nas atividades de formação de professores, educadores, assistentes sociais.