Anuncio

ESPAÇOS SÚPER PANAS

RR
Em Andamento

A AVSI Brasil atua na implementação dos espaços Súper Panas, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), presente em três estados no Norte do País com o objetivo de oferecer atividades de apoio psicossocial e educação não-formal para crianças e adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela. O título do projeto tem sua origem numa expressão da língua espanhola, que pode ser traduzida como “Super Amigos”.

O público-alvo da iniciativa é formado por crianças e adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela abrigados em seis centros de acolhida, inclusive nos geridos pela AVSI Brasil no estado de Roraima.

A metodologia consiste na realização de atividades multidisciplinares por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, educadores e monitores, que atuam com a prevenção de diversas formas de violência, abuso e exploração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, bem como atividades de reforço para o ensino da língua portuguesa e matemática, dentro dos padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A estratégia inclui a gestão de seis espaços Súper Panas no estado de Roraima inseridos em centros de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos, inclusive os geridos pela AVSI Brasil em parceria com agências das Nações Unidas (ONU), assim como em centros de serviços na rede municipal de assistência social de Boa Vista e Pacaraima.

O objetivo dos espaços Súper Panas é fortalecer as competências da rede de proteção local, dos serviços municipais de proteção social básica e de pais e cuidadores que oferecem assistência às crianças e adolescentes migrantes e refugiados, em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de violência, além de apoiá-los com atividades de educação não-formal e atenção psicossocial.

 

Resultados 2021:

  • 13103 Atendimentos de educação não-formal e apoio psicossocial em Boa Vista e Pacaraima;
  • 4901 Atendimentos realizados pela equipe dos espaços Súper Panas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da rede municipal de Boa Vista e Pacaraima; 
    2664
     Feedbacks recebidos, resultando em mais de 96% de aprovação em relação às atividades, às equipes e ao espaço;
  • 1146 Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de violência identificados, apoiados e/ou referenciados.  
  • 402 Número de crianças e adolescentes participando de atividades de mitigação de risco e prevenção à violência baseada em gênero e/ou promoção de saúde mental.  
  • 60 Crianças em situação de trabalho infantil identificadas, referenciadas e acompanhadas através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).  

 

Resultados 2022:  

  • 13.103 Atendimentos de educação não-formal e apoio psicossocial em Boa Vista e Pacaraima;
  • 4.901 Atendimentos realizados pela equipe dos espaços Súper Panas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da rede municipal de Boa Vista e Pacaraima;
  • 2.664 Feedbacks recebidos, resultando em mais de 96% de aprovação em relação às atividades, às equipes e ao espaço;
  • 434 Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de violência identificados, apoiados e/ou referenciados.  
  • 801 Número de crianças e adolescentes participando de atividades de mitigação de risco e prevenção à violência baseada em gênero e/ou promoção de saúde mental.  
  • 91 Crianças em situação de trabalho infantil identificadas, referenciadas e acompanhadas através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).