Anuncio

Projetos retornam às atividades presenciais na zona rural de Catu (BA)

Na pandemia, as atividades dos projetos Ciranda educativa, esportiva e de leitura estavam sendo realizadas na casa dos beneficiários

Após um ano e meio com atividades adaptadas para o formato domiciliar, os beneficiários dos projetos Ciranda Educativa, Ciranda de Leitura e Ciranda Esportiva retornaram às atividades presenciais na zona rural de Catu (BA).

Roda de conversa, dinâmicas e palestras, sobre os cuidados e prevenção da COVID-19 foram organizadas para o primeiro dia presencial das crianças, que também foram acolhidas com um brinde especial contendo guloseimas e doces.

Cerca de 140 crianças e adolescentes retornam este mês para as atividades presenciais na sede do projeto que passou por uma reforma. Além da quadra e do canteiro de horta que receberam novas pinturas, uma nova sala foi construída exclusivamente para o projeto ciranda de leitura.

“Durante esse período, além de realizar as atividades individualmente na casa dos beneficiários, conseguimos reformar o espaço do projeto para que pudéssemos oferecer mais conforto aos nossos beneficiários”, conta a gerente dos projetos, Aline Brito.

Por conta da pandemia, as ações dos projetos tiveram que ser adaptadas, por isso, as atividades foram realizadas na casa de cada criança, com o auxílio de colaboradores, que faziam visitas domiciliares durante a semana, e com o apoio das famílias.

“Nesse tempo, estreitamos e fortalecemos o nosso vínculo com as famílias, além de contribuir com o desenvolvimento das crianças. Agora retomamos seguindo todos os protocolos de segurança, com muito cuidado dos profissionais e o apoio das famílias. Estamos recebendo palavras de gratidão e amor, por parte das famílias, que nos deixam muito satisfeitos”, destaca Aline.

Além do trabalho de conscientização com as crianças e adolescentes, os familiares e responsáveis também foram contatados pela equipe dos projetos para reforçar os cuidados de prevenção a COVID dentro de casa.

Os projetos

O projeto Ciranda Educativa realiza atividades de cunho social e educativo que promovem a valorização da educação ambiental e da segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças do ensino fundamental. Além disso, os pequenos também aprendem o cultivo da horta de maneira prática.

Já o Ciranda Esportiva, oferece atividades esportivas no turno oposto ao escolar, tendo como público-alvo crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, visando fortalecer o interesse pela prática esportiva e contribuir para maior socialização e integração entre alunos, ambiente escolar e familiar.

O Ciranda de Leitura que surge para amenizar as lacunas na aprendizagem de crianças e adolescentes beneficiários dos outros dois projetos e tem como objetivo ofertar aulas de reforço escolar as crianças que que apresentam maior dificuldade na aprendizagem.