PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Camaragibe Melhor (PE)

PERÍODO:
Junho/2013 - Janeiro/2018

PARCEIROS:
União Europeia, Fundação AVSI, Secretaria das Cidades de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Camaragibe

O projeto contribuiu para a redução da pobreza urbana e da vulnerabilidade socioeconômica dos moradores do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), em Pernambuco, por meio de ações de fortalecimento da sociedade civil, qualificação profissional e geração de renda.

 

Especificamente, a iniciativa teve como objetivo contribuir para o conhecimento aprofundado do município, bem como integrar iniciativas de desenvolvimento social com ações de infraestrutura e urbanização em andamento.

 

Metodologia


O Camaragibe Melhor teve três enfoques específicos:

 

  1. Conhecimento e planejamento do município;
  2. Fortalecimento das organizações da sociedade civil;
  3. Formação profissional e geração de trabalho e renda para jovens.

 

 

 O Projeto trouxe algumas peculiaridades que o caracterizaram:

 

  1. Atuação em um município com bolsões de pobreza e objeto de forte pressão de expansão urbana;
  2. Ênfase a iniciativas governamentais de infraestrutura e qualificação urbana, racionalizando os recursos e maximizando os efeitos para a população, atuando em macroárea significativa do município;
  3. Consolidação de metodologia - fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e dos serviços sociais por ela oferecidos à população;
  4. Aproximação das autoridades locais e sociedade civil. O Projeto já surge tendo como associados o Governo e a Prefeitura;
  5. Recorte de gênero.

 

 

A iniciativa teve como principais atividades:


(Ano I) – Fase de Conhecimento e Planejamento: realização de um estudo socioeconômico; de pesquisa de mercado de trabalho; de pesquisa das Organizações Sociedade Civil; dos Aspectos físicos e urbanos; Identificação de parceiros públicos e privados para as ações complementares; e a elaboração de um Plano Integrado de Redução da Pobreza Urbana.

(Anos II e III) - Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil: Capacitação e assistência técnica na área de gestão e elaboração de projetos às OSCs; Realização de 20 encontros temáticos entre OSCs e o governo; Financiamento de 09 projetos das OSCs.

(Anos II e III) Formação profissional e Geração de Trabalho e Renda: Formação de 180 jovens, sendo 60% formado por mulheres e 60% inseridos no mercado de trabalho. Carga horária mínima: 900 horas; As etapas do projeto incluem: processo seletivo com a inclusão de jovens em maior situação de vulnerabilidade social; formação teórica; formação humana e acompanhamento; inserção no mercado de trabalho.

(Anos I, II e III) Divulgação e sistematização da experiência: Elaboração e execução de um Plano de comunicação e visibilidade; a produção de um Blog, Publicação, Vídeo, realização de um Seminário, Monitoramento e avaliação do Projeto e Auditoria.

 

Confira o vídeo final do projeto.



Concluídos








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.