PROJETOS /
FICHA TÉCNICA DO PROJETO

NOME:
Enel Compartilha Infraestrutura Bioágua Familiar - Ações Complementares

PERÍODO:
Fev/2021 a Mar/2021

PARCEIROS:
Enel Green Power (patrocinador)

 

Desde 2014 a  AVSI Brasil vem implementando na região Nordeste o Sistema Bioágua, uma tecnologia social de convivência com o semiárido. Desenvolvido para potencializar a agricultura familiar, o Bioágua dá uma destinação ambientalmente correta ao fluxo de água descartado após o uso nas residências (banho pessoal, lavagem de pratos e roupas, pias de banheiros etc), que quando descartado diretamente no solo, ocasiona a poluição ambiental e a proliferação de doenças.

 

De maneira complementar, o período de seca impõe aos pequenos agricultores a dependência do abastecimento de água através dos caminhões-pipa, que servem somente para a própria subsistência, sem a possibilidade de uso na produção agrícola, seja para alimentação ou geração de renda. O Sistema Bioágua responde de forma eficaz a esta problemática, possibilitando a efetivação de quintais produtivos próximos a casa nos períodos de seca, além de incrementar a alimentação e a renda das famílias, através da venda dos produtos excedentes.

 

Com arco temporal de 16 meses, o Projeto Sistema Bioágua tem o objetivo geral de promover práticas de convivência com o semiárido, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa integra a disseminação de sistemas de reuso de águas domiciliares para a agricultura familiar, com forte impacto social, ambiental e econômico. O projeto também fomenta a segurança alimentar, colaborando com a promoção de ações de assistência técnica junto as famílias agricultoras e a educação nutricional.

 

O Projeto se consolidará a partir do cumprimento de atividades voltadas à realização de diagnóstico da realidade local, identificando as comunidades e famílias beneficiárias da ação. A realização de oficinas de capacitação com enfoque na construção do Sistema Bioágua, a realização de assistência técnica voltada às famílias beneficiárias e a construção de 60 sistemas também são atividades do Projeto.

 

A etapa de ações complementares é mais uma ação a fim de garantir a sustentabilidade da iniciativa através da realização de atividades voltadas a (i) melhorias físicas dos sistemas de bioágua implementados, (ii) entrega de insumos para manutenção do filtro biológico e (iii) 01 assistência técnica individualizada a cada família beneficiária.

 

Objetivo: Realizar ações de fortalecimento dos sistemas de bioágua e quintais agroecológicos implantados em 2019 pelo Projeto Enel Compartilha Infraestrutura Bioágua Familiar.

 

Público-alvo: 57 famílias contempladas no Projeto Enel Compartilha Infraestrutura Bioágua Ações Complementares,  residentes nas comunidades de PA Lagoinha, Lagoinha, Assentamento Acafam, Riacho Fundo e Buracão situadas no município de Morro do Chapéu, Ba e as localidades de Pedras e PA Olhos d’Água no município de Cafarnaum, Ba.

 

O projeto inicialmente implantou 60 Sistemas Bioágua. Em fevereiro de 2020 foi realizada uma missão pela AVSI Brasil no território onde foram identificados 57 sistemas de bioágua em funcionamento.

 

Para a execução, o projeto foi dividido em 04 etapas:

Etapa 01 – Visita às 57 famílias beneficiadas com o Sistema Bioágua para identificação dos sistemas em funcionamento;

Etapa 02 - Definição dos sistemas a serem contemplados com identificação das ações a serem realizadas;

Etapa 03 – Realização de melhorias físicas nos equipamentos;

Etapa 04 – Realização de assistência técnica individualizada para as famílias com o sistema de bioágua em atividade.

 

Como o projeto está iniciando as atividades durante a pandemia, foi necessária a realização de alterações na metodologia do trabalho, atendendo ao protocolo de segurança da AVSI Brasil, elaborado especificamente para as ações do projeto, e aos decretos municipais. Como forma de contribuir com as famílias que serão atendidas, o projeto prevê a distribuição de kis de prevenção à Covid-19.

 

 

Ações previstas:

 

  1. Visita aos 57 sistemas de bioágua para identificação dos sistemas em atividade;
  2. Melhorias físicas nos seguintes equipamentos:
  • Filtro Biológico;
  • Tanque de reuso;
  • Casa da Motobombas
  1. Entrega de insumos para realização da manutenção do filtro biológico, adubação e semeadura;
  2. Realização assistência técnica individual

 

 

Resultados obtidos:

 

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita: Até 57 famílias contempladas com o sistema de bioágua. Serão atendidos na complementação apenas os sistemas de bioágua em funcionamento.

 



Em Andamento








Sede: Salvador - Bahia - Brasil / 71 3555-3355 / salvador@avsi.org - Filiais e escritórios: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima.