Anuncio

Redes sociais, novas tecnologias e inovação tecnológica são temas de curso no Abrigo Rondon 1, em Roraima

O curso de Introdução à Gestão de Redes Sociais teve duração de 20 horas e contou com a participação de seis beneficiários

Com o objetivo de potencializar a criatividade quanto às diferentes técnicas para produção de conteúdo digital, o Abrigo Rondon 1, localizado na cidade de Boa Vista (RR), contou com a realização do curso de Introdução à Gestão de Redes Sociais. Com foco nas novas tecnologias, mídias sociais e a inovação tecnológica, a capacitação contemplou seis venezuelanos beneficiários e durou 20h.

A iniciativa faz parte da pesquisa “Quebrando o ciclo de ignorância: priorizando o lazer e entretenimento digital de refugiados”, realizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pela Universidade Erasmus de Rotterdam, com o apoio do Governo de Luxemburgo e dos parceiros implementadores do ACNUR, AVSI e Fraternidade Sem Fronteira. A pesquisa visa entender qual é o papel do lazer no desejo de refugiados em utilizar tecnologia digital e qual a relação entre as atividades de lazer e o uso das tecnologias. 

A AVSI Brasil, como parceira do ACNUR, foi responsável por prestar apoio logístico na implementação da pesquisa no abrigo, além de disponibilizar materiais para que o curso fosse desenvolvido. Como trabalho de conclusão de curso, todos os participantes produziram vídeos contando suas histórias de vida. Neste sentido, também foi realizada uma formatura e entrega de certificados no dia 17 de dezembro, no próprio abrigo.

“O curso foi muito bom, aprendi muito. Não foi só o trabalho do vídeo que fizemos, agora tenho conhecimentos sobre como tirar uma foto e produzir conteúdo. Não me ensinou só sobre tecnologia, nos ajudou muito pessoalmente também. Por meio do vídeo aprendi a ter mais confiança”, conta Emgrymar Subero, que participou do curso.

Foram duas semanas para produção do vídeo de conclusão do curso, e, além do aprendizado adquirido, os beneficiários afirmam que foi uma oportunidade para se conhecer e fomentar a confiança com seus vizinhos. “Foi bem envolvente, todos os dias fazíamos algo e estávamos prestando atenção em algo. Também conseguimos produzir nossos vídeos e contar nossas histórias. Foi bem especial. Foi muito bom para as nossas relações também, pudemos fortalecê-las”, compartilha Yulkeila Rondon.

Por fim, na entrega dos certificados estavam presentes os formandos, a professora Grezliz Uzcategui; a professora Júlia Camargo da Universidade Federal de Roraima, responsável pela pesquisa em Boa Vista; Susana Camacho, oficial de programa do ACNUR;  Renata Kawabe, assistente de programa do ACNUR; Camila Ignacio, assistente sênior de informação pública do ACNUR; Amanda Panarini, analista de Comunicação da AVSI Brasil, e as estagiárias da AVSI Maria Macedo e Carolina Fin.