Anuncio

Refugiados e migrantes recebem curso gratuito de marketing digital e preparação de currículo em Santa Catarina

Refugiados e migrantes recebem curso gratuito de marketing digital e preparação de currículo em Santa Catarina

Com o objetivo de capacitar refugiados e migrantes que vivem no Brasil, um curso implementado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) certificou 23 pessoas no dia 24 de março, em Chapecó (SC). A iniciativa Simplifica: oficina de currículos e posts de marketing usando o Canva, surgiu a partir de uma parceria entre a diretoria do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSC e a AVSI Brasil, que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho.

De acordo com João Pina, articulador do projeto Acolhidos, em Chapecó, esta atividade surgiu a partir da demanda de alguns migrantes, que alegam dificuldade para preparar um currículo. “Já tivemos relatos de que uma pessoa pagava cerca de dez reais para alguém produzir e imprimir uma folha do currículo. Como já estávamos em conversações com o IFSC de Chapecó, levantamos essa pauta e para eles também foi uma oportunidade para que os alunos da disciplina Oficinas de Integração com foco em Informática, Cidadania e Ética, pudessem exercer uma atividade prática e de apoio à comunidade local”, explicou.

É o caso do venezuelano Jean Hernandez, 21 anos. Há dois meses morando em Chapecó, ele se interessou pelo curso, pois já tem um pouco de conhecimento na área de informática. Atualmente ele trabalha como freelancer, mas foi motivado pelo seu pai a fazer o curso. “Eu acho que vai ser um passo para me desenvolver nesta área. Eu quero fazer mais cursos e buscar aperfeiçoamento em marketing digital. Eu acho que tem muitas oportunidades no Brasil nesta área, pois aqui tudo é muito digital”, disse.

Já a venezuelana Abrahanlis de Jesus Rios, 23, aproveitou a oportunidade para aprender a utilizar o aplicativo, e também para desenvolver técnicas de marketing, já que ela e sua mãe exercem atividades de corte e costura em Chapecó, onde moram há

cerca de um ano. “Temos ideia de empreender nesta área e por isso quero aprender como postar adequadamente nas redes sociais, para divulgar nosso trabalho e oferecer nossos serviços de forma profissional”, explica.

O projeto Acolhidos

Além de realizar interiorização de venezuelanos que estão nos abrigos da Operação Acolhida, em Boa Vista (RR), para outras localidades do Brasil onde há oportunidades de emprego, o projeto Acolhidos por meio do trabalho também atua com capacitações técnicas e profissionalizantes para refugiados e migrantes venezuelanos pelo Brasil. Em Santa Catarina, o projeto já promoveu diversas atividades em parceria com universidades e organizações; entre elas, um curso de Educação Financeira e Economia Doméstica e um curso de informática avançada e programação web, além de duas rodas de conversa sobre direitos e deveres trabalhistas e um curso de Empreendedorismo exclusivo para mulheres refugiadas e migrantes. Além disso, a equipe do projeto acompanha processos de revalidação do ensino médio em Chapecó e em Joinville, municípios onde há concentração significante de refugiados e migrantes venezuelanos.

“Monitoramos constantemente as necessidades da população de refugiados e migrantes no estado e atuamos em parceria com diversas instituições de ensino – que nos ajudam a planejar essas atividades. A ideia é avançarmos com mais iniciativas para promover a inserção de refugiados no mercado de trabalho, e para que conquistem sua autonomia no Brasil”, revela Êmily Portella, coordenadora local do projeto Acolhidos em Santa Catarina.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, como apoio as ações da Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida.