Anuncio

Seminário e exposição fotográfica destacam o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração social no Brasil

Atividades marcam o encerramento da primeira fase do projeto Acolhidos por meio do trabalho, e serão realizadas em Brasília a partir do dia 28

Roraima: grupo de migrantes venezuelanos saem do centro de acolhida BV8, em Pacaraima, em direção à Boa Vista Foto: Antonello Veneri/AVSI Brasil)

A AVSI Brasil e os parceiros do projeto Acolhidos por meio do trabalho irão realizar duas atividades com ênfase no percurso realizado por refugiados e migrantes venezuelanos, desde que atravessam a fronteira, em Pacaraima (RR), até a conquista da autonomia no Brasil, depois de interiorizações realizadas pelo projeto.

No dia 28 de setembro, o Seminário: o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à autonomia no Brasil, irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e da migração, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e a força-tarefa Operação Acolhida. Na programação, a cientista política e diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun, fará uma análise do estudo realizado com venezuelanos interiorizados nos primeiros dois anos do projeto Acolhidos. O encontro terá início às 9h30 e será transmitido ao vivo, pelo canal Youtube da AVSI Brasil. Para acompanhar de forma remota é necessário fazer a inscrição neste link https://bit.ly/3yOPEaI e, próximo ao evento, será enviada a chave de acesso.

Já na noite do dia 29, haverá o lançamento da exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, com fotografias de Antonello Veneri, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), restrito para convidados. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 30 de setembro, e ilustra o percurso realizado por centenas de famílias venezuelanas desde que chegam no Brasil em busca de acolhimento.

Ao cruzarem a fronteira, em Roraima, elas são recebidas nos abrigos da Operação Acolhida, para os primeiros cuidados em saúde, regularização de documentos e acomodação temporária. A jornada segue rumo a diversas cidades no Brasil onde, amparados pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, conseguem, oportunidades de emprego junto à iniciativa privada e então, a autonomia financeira e a integração social

Para ilustrar este trajeto, o fotógrafo Antonello Veneri, cruzou a fronteira com a Venezuela, percorrendo as cidades de Boa Vista e Pacaraima, locais que marcam a chegada dos venezuelanos; passando também por Brasília, no Distrito Federal, além de Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, cidades que receberam grupos de venezuelanos, após a contratações intermediadas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho e seus parceiros. Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; ler depoimentos de refugiados e migrantes entrevistados, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão profunda sobre o tema do refúgio e da migração no Brasil. A exposição conta ainda com uma sala educativa, onde serão realizadas atividades para jovens e crianças e apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo, sobre os bastidores deste trabalho, além de depoimentos de colaboradores da AVSI Brasil, que falam sobre o trabalho humanitário realizado nos centros de acolhida de Roraima.

De Roraima para o Distrito Federal: Alfonzo (centro) foi interiorizado para Brasília, como acompanhante do filho e do sobrinho, quando os dois foram aprovados para trabalhar em um restaurante. Em menos de um ano, ele também passou a trabalhar na empresa e já conseguiu receber parte da família, que estava na Venezuela (Foto: Antonello Veneri/AVSI Brasil)
De Roraima para o Distrito Federal: Alfonzo (centro) foi interiorizado para Brasília, como acompanhante do filho e do sobrinho, quando os dois foram aprovados para trabalhar em um restaurante. Em menos de um ano, ele também passou a trabalhar na empresa e já conseguiu receber parte da família, que estava na Venezuela (Foto: Antonello Veneri/AVSI Brasil)

Acolhidos por meio do trabalho

As duas atividades marcam o encerramento da primeira fase do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado desde 2019 e que intermediou a interiorização de 1.084 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, sendo que 519 foram contratados por empresas parceiras. Cada pessoa contratada pode levar seus familiares para um novo recomeço na cidade de acolhida e contam com acompanhamento social e moradia nos três primeiros meses após a contratação. O projeto também atua com a população brasileira em situação de vulnerabilidade, com capacitações profissionais e a inserção no mercado de trabalho.

Para Thais Braga, gerente do projeto na AVSI Brasil, os dados apresentados no seminário e a exposição fotográfica refletem o trabalho crucial realizado com a população migrante, que muitas vezes chega ao Brasil sem perspectivas e em busca de melhores condições para viverem. “A AVSI atua na gestão de oito centros de acolhida em Roraima, como sócia da ACNUR e parceira da Operação Acolhida. Desde que chegam nesses abrigos, as pessoas recebem o acompanhamento necessário para a conquista da autonomia. O projeto oferece cursos de capacitação profissional, língua portuguesa e preparação laboral, no intuito de facilitar interiorizações por meio do trabalho para outros estados.” Thais explica ainda que após as interiorizações, as famílias recebem acompanhamento social durante os primeiros meses, para facilitar a integração na nova cidade. “O papel do setor privado é fundamental neste processo, já que as contratações evidenciam a diversidade e integração e geram resultados positivos tanto para a empresa, como para a questão social local”, avalia a gerente.

De Roraima para Santa Catarina: Anaileth foi interiorizada com o marido e a filha para a cidade de Seara, depois que o casal foi aprovado para trabalhar em uma indústria de alimentos. (Foto: Antonello Veneri/AVSI Brasil)

O projeto

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Bureau de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com o objetivo de fortalecer as ações da Operação Acolhida; força-tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal, em resposta à crise humanitária instaurada na Venezuela. A iniciativa conta com o apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

SERVIÇO:

Seminário: o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à autonomia no Brasil

Data: 28 de setembro (terça-feira)

Horário: das 9h30 às 12h

Transmissão: ao vivo pelo Youtube @avsibrasil

Para participar, o internauta deve fazer a inscrição no link https://bit.ly/3yOPEaI

Exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – vão central da Torre 4, térreo)

Período: 30 de setembro a 31 de outubro de 2021

Horário: 9h às 21h – de terça à domingo

Entrada: Gratuita Classificação etária: livre

E-mail: ccbbdf@bb.com.br e/ou acolhidos@avsi.org.br