Anuncio

Superando Fronteiras contribui para a formação de funcionários das APACs

Encontro ocorreu sala de videoconferência do Centro de Estudos do Método APAC construída com recursos da União Europeia, por meio do projeto

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), responsável por orientar e zelar pela aplicação do método APAC nas mais diversas unidades espalhadas pelo país, realizou este mês um encontro online com cerca de 140 encarregados de tesouraria e auxiliares de 31 APACs. O encontro teve como objetivo contribuir para o conhecimento de suas equipes em torno dos trabalhos de prestação de contas junto ao Governo do Estado de Minas Gerais.

Na oportunidade, foram tratados assuntos pertinentes aos Processos dos Termos Aditivos de custeio das APACs, firmados com a Secretaria de Estado de Administração Prisional-SEAP, bem como orientações relativas a alterações legislativas e ainda, projeção de nova parceria para 2019.

O resultado foi comemorado pela Inspetora de Metodologia da FBAC, Eleni Andrade, ao comentar que “houve grande interação entre os participantes, seja para o esclarecimento de dúvidas, apresentação de sugestões ou exposição opiniões, além de outras tratativas”.

O encontro aconteceu na sala de videoconferência localizada na sede FBAC localizada em Itaúna, Minas Gerais. A construção e equipagem da sala foram entregues pelo Superando Fronteiras, projeto que contribuiu para o fortalecimento do método APAC enquanto política pública no Brasil, mediante recursos da União Europeia.

A consolidação e expansão das APACs depende diretamente da capacidade das diversas unidades espalhadas pelo país em implantar corretamente a metodologia, baseada em 12 elementos fundamentais. Sendo assim, fez-se necessária a flexibilização da dinâmica de assessoria prestada pela FBAC, que passou a disponibilizar apoio metodológico às APACs também a distância. Nesse processo, a sala de videoconferência constitui-se como uma importante ferramenta, que permite a solução de dúvidas e intercâmbio de experiências entre APACs, FBAC e outros de forma rápida, prática e acessível.

Superando Fronteiras

O projeto Superando Fronteiras foi concluído no dia 16 de dezembro, deixando um importante legado para a humanização das penas privativas de liberdade. Em seu percurso, o projeto se engajou na articulação com o poder público e a sociedade civil, especialmente auxiliando a FBAC no reforço de metodologia em APACs espalhadas pelo país.