Anuncio

Voluntários são acolhidos em encontro formativo

Os selecionados prestarão apoio para projetos em Salvador, Brasília e Boa Vista

A partir de uma experiência de trabalho voluntário na África, um grupo de jovens se reúne e organiza a estrutura de uma Organização Não Governamental, que se tornaria conhecida internacionalmente. Essa é a origem da AVSI, que hoje está presente em 32 países, entre eles, o Brasil.

A história foi contada pelo diretor presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, durante a primeira formação para um grupo de voluntários, que aconteceu de forma remota na manhã da última quinta-feira (26). “O ideal que move a AVSI é uma ternura para com o humano, um ímpeto apaixonado pela pessoa. Isso vem dos nossos fundadores e continua até hoje, por meio da AVSI Brasil”, destacou o diretor presidente.

O encontro teve como objetivo apresentar a missão organizacional e acolher os voluntários e os tutores que vão atuar nas cidades de Salvador, Brasília e Boa Vista. Além disso, também foram apresentados o código de ética e conduta e as diretrizes do voluntariado pela RH estrategista, Virgínia Vicentini.

Programa piloto

Esta é a primeira vez que a AVSI Brasil estrutura um programa de voluntariado para o público externo em mais de um estado simultaneamente. A iniciativa é desenvolvida através do projeto Acolhidos por meio do trabalho, com o apoio do Governo dos Estados Unidos (PRM).

Para a AVSI, o voluntariado adequado é uma doação de si, uma oferta do próprio tempo livre para dar respostas a necessidades concretas de outras pessoas. “Não basta a competência profissional. É necessário algo maior que uma solução técnica, é preciso humanidade”, comenta Pellicelli.

Ao todo foram selecionadas 23 pessoas, que irão atuar durante três 3 meses apoiando atividades nas áreas de atendimento, saúde, assistência social e formação profissional.

O Centro de Orientação da Família, em Salvador (BA), e a Casa Bom Samaritano, em Brasília, receberão 8 voluntários cada. Já o restante do grupo atuará em abrigos gerenciados pela AVSI Brasil em Boa Vista (RR).