Anuncio

Alunos do Colégio Maria Imaculada visitam centro de acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília

Com o objetivo de ampliar parcerias e divulgar as ações de acolhimento a refugiados e migrantes venezuelanos no Distrito Federal, a Casa Bom Samaritano abriu suas portas para receber a visita de pais e alunos do Colégio Maria Imaculada, escola católica da Rede Concepcionista de Ensino, localizada na mesma região administrativa, no Lago Sul, em Brasília.

Na ocasião, a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos/IMDH, Irmã. Rosita Milesi, falou sobre a situação migratória vivenciada no Brasil e no mundo, bem como a importância de ações de acolhida e integração.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e as ações realizadas no centro de acolhida. A Casa Bom Samaritano serve como moradia temporária para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, que estão abrigadas em Roraima e que são interiorizadas com a perspectiva de trabalharem na região do DF. O imóvel, localizado em Brasília, foi cedido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) ao projeto Acolhidos por meio do trabalho – implementado pela AVSI Brasil e IMDH e que atuam na cogestão do espaço.

Por meio deste projeto, a Casa Bom Samaritano realiza diversas ações, como: formação, atenção integral às crianças, capacitação para o trabalho, prospecção de vagas de emprego, acompanhamento ao serviço de saúde, momentos de reflexão e espiritualidade, atenção psicológica e orientação jurídica para as famílias venezuelanas que são acolhidas.

Segundo Vagner Melo, coordenador de pastoral do Colégio Maria Imaculada, conhecer espaços como esse, proporciona aos alunos um olhar solidário e de empatia com o próximo.  “Nós já fazemos algumas campanhas solidárias, pelo próprio carisma e missão da escola que busca evangelizar por meio da educação. Trabalhamos a conscientização e a importância de olhar para o próximo, sobretudo estar junto de quem mais necessita. Neste sentido, nós procuramos a cada período lugares para ter uma ação concreta. Por estarmos próximos da Casa Bom Samaritano, pensamos em fazer uma parceria, envolvendo os jovens através do voluntariado, crianças, pais e equipe educativa, que receberam muito bem a ideia. Já estamos fazendo uma ação solidária, com arrecadação de alimentos, roupas e medicamentos, assim como planejamos levar as crianças que são acolhidas aqui neste centro, para participarem de atividades na nossa escola”, destacou o coordenador.

O Projeto Acolhidos por Meio do Trabalho conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, como apoio as ações da Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida.