Anuncio

Árvore da Vida lança o Projeto Antonieta de Barros

Iniciativa busca capacitar e fortalecer mulheres do Complexo Jardim Teresópolis, em Betim-MG

O programa Árvore da Vida busca fomentar a inclusão social de pessoas de todas as faixas etárias no Complexo do Jardim Teresópolis, localizado em Betim, Minas Gerais. No último dia 02 de abril, a comunidade participou do lançamento do Projeto Antonieta de Barros. A iniciativa tem como objetivo capacitar e fortalecer mulheres na comunidade. O nome escolhido para o projeto é uma homenagem à primeira mulher negra a ser eleita deputada estadual no Brasil, em 1934.

O projeto Antonieta de Barros, idealizado por Geise Luene, participou da capacitação promovida pelo Árvore da Vida em parceria com a AVSI Brasil, Stellantis e Fundação Banco do Brasil e foi selecionado para receber um aporte financeiro a partir do Edital Árvore da Vida 2023. Voltado para mulheres acima de 20 anos do Complexo Jardim Teresópolis, o Projeto Antonieta de Barros surge em resposta às desigualdades enfrentadas por elas, especialmente no que diz respeito à violência.

Além de oferecer apoio prático, o projeto tem como objetivo fortalecer a consciência sobre direitos e capacitar as participantes para que se tornem agentes de mudança em suas próprias vidas e comunidade. Com uma abordagem inclusiva e participativa, o Projeto Antonieta de Barros será implementado de forma itinerante em instituições do Complexo Jardim Teresópolis, oferecendo acompanhamento personalizado e abordando uma ampla gama de temas, desde educação até empreendedorismo e direitos humanos. O lançamento do Projeto Antonieta de Barros promove a igualdade e o fortalecimento das comunidades mais vulneráveis, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

“Para mim foi um sonho realizado. Nunca pensei em chegar em lugar sem promover que outras mulheres chegassem juntas”, afirma Geise Luene, idealizadora do projeto.

Sobre o Árvore da Vida:

O Árvore da Vida, iniciativa da AVSI Brasil, promove a inclusão social de crianças, adolescentes e adultos do Jardim Teresópolis, em Betim, Minas Gerais, município com 445 mil habitantes. Por duas décadas, o programa trabalha em parceria com o grupo FIAT – Stellantis para melhorar as condições de vida, reduzir a pobreza e revitalizar espaços na região. Suas atividades incluem ações socioeducativas, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, além de apoio educacional e acompanhamento familiar.