Anuncio

AVSI Brasil expande ações para migrantes e refugiados venezuelanos com novo escritório em Manaus

Iniciativa visa implementar a inserção laboral e interiorizações por vaga de trabalho realizadas pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho

Da esquerda para a direita, o coordenador local da AVSI Brasil, Fabio Castro e Dioner Gandi, assistente de campo na OIM/Manaus, na base da Operação Acolhida.

                                                                                            

Após identificar oportunidades para atuar diretamente com a empregabilidade de migrantes e refugiados venezuelanos residentes em Manaus, a AVSI Brasil expandiu as ações do projeto Acolhidos por meio do trabalho, com a abertura de um escritório local na capital amazonense. O projeto conta com equipes localizadas em Roraima, Distrito Federal e Bahia, e agora terá mais um local de atuação, visando estratégias para a inserção laboral e interiorizações por vaga de trabalho.

Segundo a gerente do projeto, Thais Braga, os resultados das ações realizadas em Roraima depois de um ano e meio motivaram a equipe a avançar com estratégias também no estado do Amazonas. “O projeto foi planejado para apoiar a integração socioeconômica de venezuelanos que estão nos centros de acolhimento de Boa Vista, gerenciados pela AVSI, para cidades brasileiras onde há oportunidades de trabalho e de integração social e econômica junto a empresas privadas. Neste período, conseguimos implementar centenas de interiorizações e também percebemos uma conjuntura favorável para expandir essas ações para Manaus, já que a cidade abriga a terceira maior população de venezuelanos no país, depois de Pacaraima e Boa Vista”, explica.

Sob a coordenação local de Fabio Castro, o escritório de Manaus terá como foco inicial a mobilização de parcerias estratégicas, inicialmente direcionados à inserção laboral da população migrante que está na cidade de Manaus. “A ação de organizações não governamentais e agências da ONU em Manaus, em apoio aos esforços do Governo Federal, é fundamental para a implementação de soluções duráveis para migrantes e refugiados venezuelanos. Já estamos alinhados com alguns parceiros, como o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), por exemplo, para a interiorização de 23 venezuelanos que podem trabalhar em duas empresas localizadas no Sul do país”, explica o coordenador.

Acolhidos por meio do trabalho

Idealizado pela AVSI Brasil para fortalecer as ações da força-tarefa humanitária da Operação Acolhida, o projeto Acolhidos por meio do trabalho também atua com brasileiros em situação de vulnerabilidade. Em Salvador (BA), desenvolve iniciativas específicas na região de Novos Alagados, onde implementa cursos de capacitação profissional, com certificados para pessoas a partir de 15 anos e também prospecta vagas de emprego para quem conclui os cursos.

O projeto tem o envolvimento do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Como funciona

Números do projeto (em 21 meses de atuação):

  • Interiorização de 885 venezuelanosde Roraima para outras cidades do Brasil;
  • Contratação de 444 venezuelanos em 8 estados brasileiros;
  • 23 processos de interiorização (para Santa Catarina (11), Mato Grosso (2), Minas Gerais (2), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (2), Rio de Janeiro e Paraná);
  • Certificação de 685 venezuelanos em cursos de Língua Portuguesa, Preparação Laboral, Manicure, Operador de Caixa e Vendas,
  • Certificação de 626 brasileiros nos cursos a) “Qualificação para atuar no contexto da pandemia, b) Design de Sobrancelha, c) Informática e atendimento ao cliente, d) Jovem Aprendiz, em Salvador/BA.