Anuncio

Cirandas Esportiva e Educativa celebram São João com festejos juninos

Festas aconteceram nos dias 20 e 22 de junho

Foi regado a muito forró, danças, trajes juninos, comidas típicas e brincadeiras, que as turmas dos Ciranda Educativa, Ciranda Esportiva e Mães em Movimento celebraram o festejo mais tradicional do Nordeste no mês de junho: o São João. A atividade  aconteceu no Centro Esportivo e contou com a presença de mais de 120 pessoas, entre colaboradores e os beneficiários dos projetos.

De acordo com a gerente do projeto, Aline Brito, além de um cunho pedagógico, a atividade é importante para a manutenção das tradiçoes culturais.  “As festas juninas possuem uma importância cultural bastante significativa, sobretudo na região a qual os projetos são desenvolvidos. Foi lindo ver todos dançando, interagindo, desenvolvendo as atividades e aproveitando com prazer tudo o que preparamos para eles”, ressaltou.

Para Elicelha Pacheco, mãe de beneficiário e participante do projeto Mães em Movimento, foi importante contar com o festejo após dois anos de suspensão devido a pandemia da covid-19. “Se não fosse o projeto, nós não teríamos esse momento especial. Aqui podemos perceber a alegria no sorriso, no abraço e no olhar de cada um que esteve presente. Depois de dois anos sem podermos comemorar o São João, essa festinha veio como um grande presente”, disse.

Conheça mais sobre os projetos:

Ciranda Educativa

O projeto Ciranda Educativa tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento integral de crianças moradoras das comunidades rurais de Pedras, Veadinho e Flechas, localizadas na zona rural do munícipio de Catu (cerca de 90km de Salvador).

O público-alvo do projeto são crianças de 4 a 6 anos do ensino fundamental das escolas da região. Através de atividades socioeducativas, que promovem os valores da educação ambiental e da segurança alimentar, as crianças desenvolvem uma rotina teórica e prática do cultivo de horta.

Saiba mais clicando aqui

Ciranda Esportiva

O projeto, também realizado na zona rural de Catu, tem como proposta a iniciação esportiva de modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol) e na modalidade individual (jiu-jitsu). Os módulos referentes às modalidades coletivas são desenvolvidos no formato de rodízio: a cada três meses os alunos trabalharão com uma modalidade, de maneira que todos os alunos beneficiados participem de todas as modalidades ao longo dos 12 meses. 

Saiba mais clicando aqui

Mães em Movimento

Focado nas mães dos participantes dos projetos Ciranda Esportiva e Educativa, o “Mães em Movimento” é uma iniciativa inovadora, que tem como foco a melhoria da qualidade de vida das mães da comunidade, através da oferta de atividades físicas, da formação de uma rede de apoio e do acolhimento integral dessas mulheres. É realizado na zona rural de Catu, na Bahia e tem execução prevista até dezembro de 2022.