Anuncio

Dia Mundial da Eficiência Energética: conheça o trabalho da AVSI Brasil nesse eixo de atuação

Há mais de 20 anos, a AVSI Brasil promove o desenvolvimento por meio de projetos de eficiência energética, capacitação de mão de obra e inclusão social, impactando positivamente a vida das pessoas, incentivando o empreendedorismo, autonomia e melhorias na qualidade de vida

Reconhecendo a energia elétrica como pilar essencial para o desenvolvimento humano e comunitário, a AVSI Brasil atua no cenário energético em diversas comunidades brasileiras desde os anos 90. Nossos projetos são desenvolvidos em parceria com grandes empresas fornecedoras de energia elétrica no Brasil, com o objetivo de promover acesso seguro e eficiente à energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, realizamos ações que promovem segurança, equilíbrio e geram retorno positivo para comunidades que passam por mudanças estruturais relacionadas às obras de infraestrutura e empreendimentos de concessionárias de energia. Um fator essencial em nossa atuação é contribuir para promover direitos fundamentais, como saúde, alimentação, segurança e educação, para pessoas privadas desses acessos devido à falta de um sistema regular e seguro de energia.

Como missão, a AVSI Brasil tem o objetivo de tornar as pessoas protagonistas de seu próprio desenvolvimento. Portanto, nossa atuação visa desenvolver não apenas a comunidade atendida pelos projetos, mas a individualidade de cada beneficiário, com foco em ações que estimulam a resiliência nas comunidades atuantes.

Raimundo Jorge de Souza, 40 anos, morador da Comunidade Bomfim, interior da Bahia, é um dos impactados por programas executados pela AVSI Brasil entre 2020 e 2023. Raimundo relata que a atuação do projeto, com reuniões informativas, acompanhamento da comunidade durante as obras, oficinas, capacitações e encaminhamentos de currículos, promoveu uma mudança significativa na economia local, tanto diretamente quanto indiretamente.

“Tivemos muitas capacitações em diversos temas, nas quais diversas pessoas das comunidades foram beneficiárias. Com isso, ampliaram ou iniciaram o seu próprio negócio, com trabalho autônomo e protagonismo, principalmente o das mulheres. Além disso, com as contratações, vieram as atividades remuneradas dentro das empresas que chegaram à região, proporcionando melhoria na condição de vida para as famílias. Nesse processo, vimos um grande aquecimento na economia local e melhoria de condições de vida, tanto para aquelas diretamente contratadas quanto para aquelas que abriram seu próprio negócio”, afirma Raimundo.

Projetos Transformadores e Educacionais

A nossa atuação abrange ações educativas, como palestras, formações e oficinas, direcionadas aos domicílios, escolas e espaços comunitários. A substituição de equipamentos ineficientes por soluções mais modernas e sustentáveis é parte integrante dessas iniciativas, gerando impacto direto na eficiência energética e na vida das famílias.

Energia Fotovoltaica para Todos

O fornecimento de energia residencial fotovoltaica, inclusive em comunidades tradicionais e indígenas, visa proporcionar acesso seguro e eficiente à energia, promovendo a inclusão dessas comunidades no panorama energético sustentável.

Museus de Energia – História e Educação Eficiente

Locais como museus de energia tornam a história da eletricidade acessível ao público, oferecendo métodos práticos e eficazes de economia de energia por meio de experimentos científicos e equipamentos interativos. Essa abordagem reforça o compromisso da AVSI Brasil em informar e envolver as comunidades de forma participativa.

Reciclagem e Descontos na Fatura de energia elétrica

Iniciativas inovadoras de reciclagem em postos fixos em capitais do Nordeste e Sudeste proporcionam descontos na fatura de energia elétrica, promovendo práticas sustentáveis. Transformar papéis, papelões, plásticos, metais, óleos vegetais e eletrônicos em descontos é uma maneira prática e eficiente de integrar a responsabilidade ambiental à economia local.

Iolanda Gonçalves, beneficiária de um dos projetos de eficiência energética em parceria com a AVSI Brasil, ressalta o impacto positivo das ações de reciclagem e dos descontos nas faturas de energia elétrica em sua realidade familiar. “Já deixei de pagar a conta de luz duas vezes, por meio do projeto de reciclagem. Tanto eu quanto a comunidade separamos os materiais e isso ajuda na nossa conta de luz”. Iolanda ainda enfatiza que este projeto veio para mostrar que, se a comunidade se unir, podem beneficiar toda a sociedade.

Resiliência na Pandemia e Continuidade da Missão

Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a AVSI auxiliou os beneficiários adaptando suas abordagens. A transição para orientações remotas sobre o consumo consciente de energia por meio de ligações telefônicas alcançou mais de 10 mil pessoas em 137 municípios. Isso reforça a missão da AVSI Brasil em enfrentar adversidades e manter o impacto positivo na vida e realidade das comunidades atendidas.

Contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU

A atuação da AVSI Brasil no setor de energia e meio ambiente é diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. A contribuição para esses objetivos reflete o compromisso contínuo com a construção de um futuro mais sustentável.

No Dia Mundial da Eficiência Energética, celebramos a trajetória e as realizações da AVSI Brasil e seus parceiros, na promoção da eficiência e sustentabilidade no cenário energético brasileiro. A organização desempenha um papel fundamental na construção de comunidades resilientes, conscientes e sustentáveis, reafirmando seu compromisso de tornar a pessoa e sua comunidade protagonistas do seu próprio desenvolvimento.