Anuncio

EQUIPE FORçA TAREFA DE VOLTA AO TRABALHO DE CAMPO

Depois da fase de isolamento, a equipe que faz parte do programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista, volta ao trabalho presencial para dar continuidade nas atividades em prol da Primeira Infância

A pandemia causada pela COVID-19 causou muitas mudanças, deixando todos em isolamento, além da tarefa de enfrentar novos cenários devido aos efeitos econômicos, sociais e psicológicos. De forma inesperada, as atividades passaram a ser realizadas em home office, para preservar a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.

A equipe Força Tarefa faz parte de uma das 13 iniciativas que compõe o programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista” com foco no desenvolvimento da Primeira Infância em Boa Vista. Em setembro, os colaboradores voltaram às atividades presenciais, seguindo as normas de segurança necessárias. O retorno ao trabalho de campo permite que o projeto continue ativamente no desenvolvimento das ações previstas pelo programa e os seus parceiros, atuando em prol da melhora dos serviços para as crianças da cidade e seus arredores.

“Estamos entrando em uma nova fase e precisamos nos preocupar em cumprir com as normas de segurança e higiene para o bem de todos”, comenta Francisca Pinheiro, assistente social do projeto. Já a colaboradora, Karla Herreira, destaca os pontos positivos da volta ao ambiente de trabalho presencial: “O ser humano é um ser sociável, que obviamente não nasceu para viver no isolamento, e portanto, a volta ao trabalho presencial nos possibilita o retorno à convivência diária com as colegas, o “sentir” das risadas, as discussões e construções do trabalho ficam mais ricas e ágeis. Para mim, o contato mais próximo das pessoas, a redução do isolamento e o retorno ao trabalho presencial se traduz em pontos positivos”.

Segundo a psicóloga do projeto, Adriele Cruz, a privação da vivência em coletivo afeta diretamente a qualidade de saúde mental e o aperfeiçoamento do trabalho do colaborador. A psicóloga também ressalta que o retorno presencialmente interfere significativamente na produção e aspecto de vida dos colaboradores: “O trabalho na modalidade home office nos permitiu ter mais segurança contra o contagio da doença. No entanto, ficamos privativos da vivência em coletivo e das trocas de conhecimento no mesmo ambiente. Foi bem-vindo nosso retorno ao trabalho presencial, já que ser produtivos interfere significativamente em nossa vida”.    

 “Scale-Up Urban 95 Boa Vista”

Gerenciado pela AVSI Brasil, em Boa Vista (RR), o projeto conta com o apoio da Fundação Bernard van Leer (Holanda), Fundação AVSI (Itália) e a Prefeitura Municipal de Boa Vista. A premissa do projeto é criar oportunidades de desenvolvimento para a Primeira Infância.

Serão beneficiadas aproximadamente 53.050 crianças brasileiras e migrantes com idade de 0 a 6 anos, incluindo mulheres em estado de gravidez. Estes dados são resultados das pesquisas realizadas na cidade Boa Vista.

O programa “Scale-Up Urban 95 Boa Vista” com o desenvolvimento do projeto Força Tarefa se encontra criando protocolos de identificação e respostas à resolutividade de alertas de risco de gestantes e crianças, com ênfase em realizar melhorias à atenção de beneficiários dos programas sociais oferecidos pela Prefeitura de Boa Vista: “Família que acolhe” e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O objetivo destas ações é garantir proteção e saúde para a Primeira Infância.